Brasil precisa de R$800 bilhões de investimento em transporte, diz setor

Grande produtor de alimentos e matérias-primas, o país paga entre 20% e 25% de custo extra com logística devido às insuficiências em estradas, portos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil precisa investir 800 bilhões de reais para superar seu déficit de infraestrutura de transporte que "trava o crescimento econômico" do país, disse nesta quarta-feira (4/9) o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Clesio Andrade.

"A falta de infraestrutura de transporte está dificultando o crescimento econômico", afirmou Andrade em uma entrevista com correspondentes. "O país precisa investir pelo menos 800 bilhões de reais em infraestrutura de transporte e logística", um quarto desse valor em mobilidade urbana, explicou.

Grande produtor de alimentos e matérias-primas, o país paga entre 20% e 25% de custo extra com logística devido às insuficiências em estradas, portos e aeroportos, explicou.

A deficiência de transporte público nas grandes cidades é outro grande problema, em um país que coloca mais de 3,5 milhões de carros novos em circulação em suas ruas por ano. O setor aposta nas multimilionárias licitações previstas pelo governo para este ano.

Leia mais notícias em Economia

O governo da presidente Dilma Rousseff pretende lançar um pacote de licitações que contempla 12 trechos de ferrovias de carga, melhoras em 16 grandes portos, a duplicação de quatro estradas nacionais e a concessão dos aeroportos do Galeão no Rio de Janeiro e Confins em Belo Horizonte.

No total, são investimentos que alcançam 205 bilhões de reais. O Brasil também anunciou um pacote de 50 bilhões de reais para mobilidade urbana.

"São bons projetos; não solucionan a questão da infaestrutura de transportes, mas são um avanço para o Brasil", destacou Andrade, também senador do Partido do Movimento Democrático (PMDB), aliado do governo. "Percebemos que existe um grande interesse do investimento estrangeiro" nessas grandes licitações, afirmou.

Contudo, também criticou a lentidão do Executivo em fazer esses projetos avançar, assim como "problemas de burocracia, conflitos entre os organismos" e os requerimentos governamentais que possam coibir o interesse do investimento privado.

Segundo a CNT, no Brasil existem 1,7 milhão de km de estradas, mas apenas 202.000 km têm asfalto e apenas 5.000 km de suas estradas nacionais são de pista dupla.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES