Combustíveis forçam maior alta da inflação desde junho

IBGE informou que indicador avançou 0,28% em outubro

Avalie a matéria:
Combustível | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A inflação pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acelerou em outubro para o maior patamar desde junho deste ano, pressionada sobretudo por combustíveis e automóveis, mas a taxa em 12 meses foi a menor desde outubro de 2007.

O indicador avançou 0,28% em outubro, ante alta de 0,24% em setembro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (11). Analistas esperavam avanço de 0,23%, segundo a mediana dos prognósticos de 30 instituições financeiras, que variaram de 0,19% a 0,30%.

A maior contribuição para cima do mês veio dos combustíveis, que subiram 1,74%, com contribuição de 0,08 ponto, sendo 0,04 ponto do álcool e 0,04 ponto da gasolina. "Em período de menor oferta, o consumidor passou a pagar, em média, mais 10,61% pelo litro do álcool e 1,06% pelo litro da gasolina", afirmou o IBGE em nota. Ainda dentro do grupo Transportes, os custos de automóveis novos aceleraram a alta para 1,08% em outubro ante 0,67% em setembro, assim como os de seguro de veículos e tarifas de ônibus intermunicipais.

A partir de outubro, começou a reversão gradual da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o setor automotivo. Assim, o grupo Transportes teve elevação de 0,51% no mês passado, contra 0,27% no anterior. O aumento da tarifa de telefonia fixa, de 0,50% em outubro contra 0,32% em setembro, também pressionou o IPCA.

Outro grupo que impactou o índice foi Vestuário, com avanço de 0,64% em outubro contra 0,58% no mês anterior. Os preços do grupo Alimentação e bebidas caíram em ritmo menor, em 0,09% no mês, passando versus recuo de 0,14% no anterior. No ano até outubro, o indicador acumulou alta de 3,5% e em 12 meses tem elevação de 4,17%, a mais baixa em dois anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES