Dilma defende a criação de moeda única para reduzir dependência no dólar

A defesa em criar uma moeda comum também esteve presente em falas do presidente Lula

Dilma defende a adoção de uma moeda comum no BRICS | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), popularmente conhecido como banco dos BRICS, Dilma Rousseff, acredita na possibilidade da adoção, por parte dos países-membros do bloco, de uma moeda única para transações comerciais e financeiras.

"Não deixa de ser uma ideia. Tem que ser considerada”, afirmou.

Leia Mais

A declaração ocorreu em seu discurso de abertura da 8a Reunião Anual do órgão financeiro, em Xangai (China). Além disso, a elaboração da moeda única também esteve presente na fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última segunda-feira (29), quando se referiu ao Mercosul.

“O mundo está passando por transformação. Não é uma moeda contra outra. Não é discutir", declarou Dilma. "Queremos somar. Vamos continuar a buscar mercado de dólar. Mas vamos considerar que é muito importante o mercado asiático e de moedas locais", acrescentou.

A ex-presidente reiterou, ainda, que uma de suas prioridades - estando à frente do NBD - é disparar o fornecimento de crédito em moedas locais.

"Minha principal missão é contribuir para que o banco se fortaleça", ressaltou.” Um dos mecanismos para isso é aumentar a capacidade para levantar fundos em todos os mercados, baseado em todas as moedas - dólar, euro e nas moedas alternativas dos mercados locais, expôs mais à frente.

Ela relatou também que a tendência pela utilização de moedas locais obteve força após a crise econômica de 2008 e com o reordenamento do comércio, e observou que “o  mundo vai transitar para a moeda digital. Vai surgir uma multilateralidade de moedas".

Na segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a elaboração de uma moeda comum para as nações que integram o BRICS. O intermediador comum para trocar comerciais diminuiria a dependência do dólar nas transações financeiras.

"Eu sonho em ter uma moeda comum para nossos países utilizarem em transações, para que possamos ser independentes do dólar. Não pode ser que não tenhamos mais liberdade para realizar negócios. Eu sonho com o BRICS tendo sua própria moeda, assim como o euro da União Europeia", declarou Lula em uma comitiva de imprensa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES