Piauí é campeão nordestino em criação de empregos, revela MTE

Geração de empregos no Piauí registrou acréscimo de 3,44%, no acumulado dos sete primeiros meses do ano.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Por estar apresentando uma economia mais forte, o Piauí tem se destacado também na geração de empregos formais. Esta realidade foi constatada pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e aponta que o Piauí é o Estado da região Nordeste que mais apresentou crescimento na empregabilidade, acréscimo de 3,44%, no acumulado dos sete primeiros meses do ano.

Além de uma economia mais forte, outros fatores, como maior espaço para novos investimentos, o crescimento de setores como comércio, serviços gerais e construção civil, que têm oportunizado novas vagas, e o avanço do agronegócio também têm contribuído para rechear ainda mais esses dados.

"Essas novas empresas e novos investimentos e o avanço na infraestrutura do Estado têm resultado no acréscimo de 8.672 novos postos de trabalho de janeiro a julho deste ano, o que equivale a quase dois empregos gerados por hora", acrescenta Larissa Maia, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.

Ao citar esses fatores, a secretária também dá relevância ênfase ao setor do agronegócio. De acordo com Larissa, o índice de crescimento chega a ser bem visível, neste setor, por conta do crescente investimento público e privado ,além do aumento da safra. "Alguns municípios como Bom Jesus e Uruçuí são exemplos deste avanço", destaca a secretária.

Além da capital, os municípios de União, Piripiri, Parnaíba, Campo Maior e Floriano também têm se destacado como grandes polos de empregabilidade. Essas cidades têm crescido no segmento da economia e da infraestrutura e cada vez mais tem investido e gerado mais emprego e renda.

Com o intuito de sanar os possíveis problemas que ainda atingem o campo da empregabilidade, como a falta de qualificação profissional, o Ministério tem investido em programas de incentivo.

Só este ano já foram disponibilizadas 3.000 vagas de qualificação profissional na primeira etapa do Qualifica Piauí, que abrange 58 municípios. No entanto a expectativa é que mais de 10.000 vagas sejam disponibilizadas dentro do projeto até o fim do ano.

Dentro desta qualificação, o projeto ainda oferece o Piauí Trabalhador, que disponibiliza 1.000 vagas para pessoas que desejam aprender a como fazer um currículo e como se portar em uma entrevista de emprego.

Segundo Larissa, o projeto abrange públicos diversos, desde jovens em busca do primeiro emprego até pessoas com algum tipo de deficiência física.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES