Emprego na indústria fica estável em novembro e cai 1,7% em 1 ano

Na comparação com novembro de 2012, o total de pessoas ocupadas na indústria registrou queda de 1,7%

Avalie a matéria:
Emprego na indústria | Reprodução

O emprego na indústria brasileira ficou estável em novembro do ano passado na comparação com outubro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (14).

Na comparação com novembro de 2012, o total de pessoas ocupadas na indústria registrou queda de 1,7%. Já é o 26º resultado negativo seguido neste tipo de comparação, segundo o IBGE.

No índice acumulado para os 11 meses de 2013, o total do pessoal ocupado na indústria teve redução de 1,1%.

Índice mensal

Na comparação entre novembro de 2013 e novembro de 2012, o emprego industrial recuou 1,7%. O contingente de trabalhadores teve redução em 12 dos 14 locais pesquisados.

Os principais impactos negativos foram observados em São Paulo (-2,3%) e na Região Nordeste (-4,1%). Vale citar também os resultados negativos no Rio Grande do Sul (-2,4%), Bahia (-5,5%), Minas Gerais (-1,3%) e Pernambuco (-4,2%).

Por outro lado, Região Norte e Centro-Oeste (1,4%) e Santa Catarina (0,4%) apontaram as contribuições positivas sobre o emprego industrial do país em novembro de 2013.

Setorialmente, o total do pessoal ocupado assalariado recuou em 14 dos 18 ramos pesquisados, com destaque para os setores de produtos de metal (-6,8%), calçados e couro (-6,2%), máquinas e equipamentos (-3,8%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-4,4%), outros produtos da indústria de transformação (-4,1%), refino de petróleo e produção de álcool (-6,0%) e produtos têxteis (-2,9%).

Por outro lado, os principais impactos positivos sobre a média da indústria foram observados nos setores de alimentos e bebidas (0,9%) e de borracha e plástico (2,2%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES