Fatia de cheques sem fundos cai e atinge menor nível de 2012

1,87% dos cheques foram devolvidos por falta de fundos em setembro. Percentual é o menor registrado em 2012 até o momento, diz Serasa

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O percentual de cheques devolvidos por falta de fundos no país caiu pelo terceiro mês seguido em setembro, para a fatia de 1,87% do total de compensados, aponta nesta segunda-feira (22) a Serasa Experian. O percentual é o menor registrado em 2012 até o momento.

Em agosto, houve 1,97% de devoluções, e em setembro de 2011, 1,82%.

No acumulado do ano, os cheques devolvidos registraram 2,03%, patamar maior que os 1,92% observados de janeiro a setembro de 2011.

O recuo dos cheques sem fundos sobre os compensados em setembro é justificado pelo fato de o consumidor estar priorizando a quitação de dívidas e, assim, evitando novos parcelamentos no pré-datado, avaliam os economistas da Serasa, em nota.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, a devolução de cheques por falta de fundos é superior à verificada em igual período de 2011, em decorrência do forte crescimento dos cheques não honrados no primeiro semestre deste ano, avaliam.

Regiões

Nos nove primeiros meses de 2012, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (12,03%).

São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,49%).

A região Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques de janeiro a setembro de 2012, com 4,41%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,61%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES