Financiamento estudantil pode dispensar fiador ainda este ano

O ministro afirmou que ainda não é possível saber quantos estudantes poderão ser beneficiados pela medida

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda este ano, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderá dispensar a figura do fiador. O governo autorizou, por meio de uma medida provisória, a criação de um fundo garantidor para o programa de financiamento que, na prática, permitirá o acesso dos estudantes ao programa sem que estes precisem de um terceiro que garanta o pagamento da dívida. A medida provisória foi publicada hoje (8) no Diário Oficial da União. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a regulamentação do fundo garantidor deverá ser concluída ainda este mês.

O ministro afirmou que ainda não é possível saber quantos estudantes poderão ser beneficiados pela medida, mas acredita que o fundo garantidor pode estar disponível ainda em 2010. Haddad explicou que ainda não foi definido qual o público que a medida deve atender e qual a participação das instituições no fundo garantidor. Segundo ele, o fundo será híbrido, mantido por verbas públicas e também pelas instituições participantes do Fies. Em princípio, a escola que aderir ao novo modelo deverá repassar um percentual dos valores que recebe do Ministério da Educação para o fundo.

O Fies concede financiamentos aos estudantes para bancar as mensalidades de instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever no programa, o estudante deve acessar a página do Fies na internet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES