Fundo de Garantia rende menos com queda na taxa de juro básico

Se a Selic voltasse a subir, a TR também cresceria e melhoraria um pouco o rendimento do fundo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a taxa básica de juros (Selic) em queda, tendo chegado a 7,5% ao ano na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), o rendimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) vai ficar menor.

Isso porque o fundo rende 3% ao ano mais a TR (Taxa Referencial), sendo que, para o cálculo dessa taxa, leva-se em conta a Selic. E, com a taxa básica de juros a 7,5%, a TR zera, como aconteceu no mês de setembro e deve ser repetido em outubro. Segundo economistas, o objetivo da Taxa Referencial é evitar a perda do poder de compra de quem tem dinheiro aplicado no fundo.

Segundo os cálculos do economista José Vieira Dutra Sobrinho, a TR acumulada de 2012 será de 0,29%, o que fará com que o fundo renda apenas 3,29% neste ano. Desta forma, levando em consideração que a inflação _medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) --deverá ficar em 5,59%, o fundo terá uma perda real de 2,30%, a maior registrada pelo menos nos últimos cinco anos. Perda real é a diferença entre o remuneração do fundo e a inflação do período.

No ano passado, a perda real do fundo foi de 2,25%, já que rendeu 4,25% e a inflação acumulada foi de 6,50%. (veja mais na tabela ao lado).

Para Dutra, o FGTS é um dos piores investimentos que existem. Sua sugestão é que quem tem dinheiro no fundo saque assim que possível. "Se a pessoa estiver pensando em comprar uma casa, é interessante que utilize o valor do FGTS, mesmo que tenha outros recursos". O dinheiro estaria melhor aplicado, por exemplo, na poupança. Para este ano, segundo as estimativas do economista, a poupança vai render cerca de 5,75%, mesmo com a mudança na remuneração.

Se a Selic voltasse a subir, a TR também cresceria e melhoraria um pouco o rendimento do fundo. No entanto, a expectativa é que o Banco Central volte a reduzir a taxa na próxima reunião. "A Selic deve cair ainda mais, para 7,25%", diz Dutra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES