O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na quarta-feira (3) do início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil. A cerimônia ocorreu em Horizonte (CE), onde está o Polo Automotivo do Ceará, que será o centro de fabricação dos modelos eletrificados da montadora.
O primeiro modelo a entrar em produção local é o Chevrolet Spark EUV, lançado neste ano no país. Segundo o governo, a iniciativa fortalece a cadeia automotiva nacional, incentiva a mobilidade sustentável e amplia a produção de veículos elétricos no Brasil.
GERALDO ALCKMIN DESTACA RETOMADA DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a retomada da indústria automotiva brasileira durante o lançamento do primeiro carro elétrico da GM montado no Brasil, em Horizonte (CE).
Segundo o ministro, “quando o presidente Lula assumiu [em 2023], a indústria automotiva estava em crise, com fábricas fechadas e alta ociosidade”. Alckmin ressaltou que a NIB – Nova Indústria Brasil representa uma política voltada para uma indústria inovadora, sustentável e exportadora.
🌎 Acordos internacionais e estímulo às exportações
Alckmin também destacou a importância dos acordos comerciais firmados pelo Brasil. “Queremos que vocês exportem para o mundo inteiro: América Latina, África... O presidente Lula fechou os acordos Mercosul–Singapura, Mercosul–EFTA e, em breve, o Mercosul–União Europeia. Além disso, recuperou o acordo automotivo com a Colômbia, fundamental para a região”, afirmou.
Presente à cerimônia, Lula reforçou o papel da NIB no avanço das exportações industriais brasileiras: “O Brasil tem um mercado interno forte. Precisamos produzir carro para os brasileiros e exportar o excedente”, declarou.
🏭 Produção em SKD e metas da nova fábrica
A operação da GM no Ceará começa no modelo SKD (Semi Knock-Down), em que os veículos chegam em kits para montagem final, calibração e testes de qualidade na planta.
A expectativa é que a unidade monte 8,8 mil veículos em 2026, com possibilidade de alcançar 80 mil unidades por ano e gerar até 9 mil empregos. A GM também planeja, futuramente, produzir o veículo integralmente no Brasil.