Governo vai dar incentivo fiscal para Copa

Governo disse que vai dar inseção de impostos aos estádios-sede do campeonato mundial

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo informou na segunda-feira (17) que concederá benefícios fiscais para a construção e reforma dos estádios que vão receber partidas da Copa do Mundo de 2014.

O Ministério da Fazenda disse em nota que "vai desonerar os estádios-sede do campeonato mundial do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS/Confins e Imposto de Importação".

Além disso, as 12 cidades que sediarão os jogos poderão conceder isenção de ICMS nas operações com mercadorias e bens destinados à construção ou reforma dos estádios.

"Condicionada à concessão cumulativa de benefício de Imposto de Importação, IPI e PIS/Cofins, a isenção de ICMS na importação só se dará se o bem não possuir similar nacional", informou a nota, acrescentando que a decisão será viabilizada por lei ou medida provisória.

A Fifa, entidade que controla o futebol mundial, manifestou este mês preocupação com o andamento das obras para o torneio. Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, chegou a dizer que o Brasil "não está no caminho certo" e que "o sinal vermelho está aceso para o Brasil".

O Ministério do Esporte retrucou dizendo que "o tema das arenas é um tema local, das cidades" e que a resposta que deveria ser dada à Fifa era mais trabalho.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) termina esta semana uma vistoria pelas 12 sedes para verificar em loco o andamento dos preparativos em Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

EMPRÉSTIMO DO BNDES

Segundo o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), apenas quatro projetos de estádios para a Copa apresentaram pedidos de financiamento para reformas ou construção.

O diretor do banco, Elvio Gaspar, disse que o BNDES analisa os projetos de Salvador, Manaus, Fortaleza e Cuiabá.

Gaspar disse, acrescentando que essas cidades já lançaram edital de licitação:

- Esses projetos já entraram aqui no BNDES e já estão andando e caminhando bem.

O programa de financiamento de estádios prevê que o BNDES pode emprestar até 400 milhões de reais ou até 75 por cento do projeto, e qualquer projeto tem que passar por várias fases de análises, entre elas consulta, enquadramento, aprovação e desembolso.

O BNDES, por questões legais ou de exigências do Tribunal Eleitoral, só pode liberar recursos até setembro deste ano. Gaspar comentou:

- A gente pode fazer o contrato com o Estado até 2 de setembro. Mas parte do trabalho inicial se deve a demolições e coisas menores. O que a gente não conseguir liberar antes do prazo legal, não tem problema porque trabalhamos com uma estimativa de prazo de obra de um ano e meio, dois anos.

O executivo afirmou que apesar da aparente demora, o banco está tranquilo quanto à realização das obras dentro do prazo.

- Morumbi e Maracanã ainda não apresentaram seus projetos mas já conversamos com o Morumbi. O Ricardo Teixeira (presidente da CBF) já disse que vai ter jogo lá. O que estão tentando agora é uma equação financeira e nós estamos à disposição. Estou bem otimista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES