O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou o pregão desta quinta-feira (15) em alta, atingindo 139 mil pontos e registrando um novo recorde histórico. No mesmo dia, o dólar comercial também subiu, fechando cotado a R$ 5,67, após ter alcançado seu menor valor desde outubro do ano passado.
A movimentação do mercado foi influenciada por uma combinação de fatores, incluindo o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, a queda nos preços internacionais do petróleo e a divulgação de dados positivos do varejo brasileiro.
Nos Estados Unidos, Powell afirmou que o banco central americano deve reavaliar os principais elementos que orientam sua política de juros, como emprego e inflação, diante dos possíveis efeitos das novas tarifas comerciais propostas pelo presidente Donald Trump.
— Podemos estar entrando em um período de choques de oferta mais frequentes e potencialmente mais persistentes — um desafio difícil para a economia e para os bancos centrais — declarou Powell.
As incertezas sobre a política comercial dos EUA têm impactado os mercados globais. No entanto, uma possível trégua tarifária entre os Estados Unidos e a China poderia reduzir as tensões e aumentar a previsibilidade econômica, o que pode dar mais espaço para o Fed reduzir os juros no futuro — fator que tende a favorecer as bolsas internacionais.