O Ibovespa B3 encerrou a quarta-feira (26) em alta de 1,70%, aos 158.554,94 pontos, registrando novo recorde de fechamento. Foi o terceiro pregão consecutivo de valorização do principal índice da bolsa brasileira. O dólar comercial caiu pelo terceiro dia consecutivo e encerrou a sessão com baixa de 0,77%, cotado a R$ 5,33. A moeda norte-americana foi pressionada pela expectativa de continuidade dos cortes de juros nos Estados Unidos.
No cenário internacional, investidores aumentaram a demanda por ativos de risco na véspera do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. A expectativa de que o Federal Reserve mantenha o ciclo de cortes de juros em dezembro contribuiu para o movimento.
“Esse clima externo mais favorável se apoia, sobretudo, nas apostas renovadas de que o Federal Reserve vai continuar os cortes de juros em dezembro, diminuindo a atratividade da moeda americana”, afirmou Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.
No ambiente doméstico, o foco do mercado foi o IPCA-15, que registrou alta de 0,20% em novembro, ligeiramente acima dos 0,18% verificados em outubro. Nos últimos 12 meses, o índice acumulou aumento de 4,50%, o menor patamar desde janeiro, quando registrou a mesma variação.
Durante o dia, o Ibovespa variou entre a mínima de 155.914,29 pontos e a máxima histórica de 158.713,52 pontos. O volume negociado somou R$ 26,1 bilhões.
Com informações da Bora Investir