Nesta quinta-feira (22), o Ibovespa registrou um salto de mais de 2%, marcando o quarto pregão consecutivo de ganhos e o terceiro recorde desde a intensificação da entrada de capital estrangeiro em mercados emergentes.
O principal índice da B3 avançou 2,20%, alcançando 175.589 pontos. Com esse desempenho, o índice ampliou a margem em relação ao recorde anterior, quando havia fechado aos 171.816,67 pontos no pregão passado.
O dólar também apresentou queda e atingiu o menor patamar desde novembro do ano passado, recuando 0,67%, para R$ 5,28.
EUA x GROENLÂNDIA
A tendência é de fortalecimento da bolsa brasileira, especialmente em momentos de diversificação global dos investimentos — movimento que vem sendo impulsionado nas últimas semanas pelo conflito envolvendo os Estados Unidos e a Groenlândia.
No cenário internacional, os principais índices também fecharam em alta:
- Stoxx 600: +1,03%
- Dow Jones: +0,63%
- S&P 500: +0,55%
- Nasdaq Composite: +0,91%
Com o recuo do presidente norte-americano, Donald Trump, no conflito, as bolsas globais conseguiram manter um certo equilíbrio nesta quinta-feira. Ainda nesta semana, Trump afirmou que desistiria da imposição de tarifas a países europeus que não concordassem com a conquista da Groenlândia, o que trouxe alívio ao mercado internacional.
(Com informações de Bloomberg Línea)