Mercado inovador de energia solar tem crescimento de quase 70% em 2021

A energia solar é uma energia limpa, sem o impacto ambiental causado por hidrelétricas e com grande potencial de crescimento no país

Mercado da energia solar cresce no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia da Covid-19 e o isolamento social fez aumentar a preocupação em diversas áreas da vida do brasileiro, principalmente quando o assunto é conseguir fechar a conta no fim do mês. Com isso em mente, os consumidores procuraram economizar energia devido o maior tempo em casa. Nesse sentido, o mercado de energia solar, que teve um crescimento de quase 70% em 2021, foi um dos mais procurados durante esse período.

Mercado da energia solar tem crescimento de 70% em 2021 (Foto: Divulgação)Essa forma de economia vai além das várias dicas do cotidiano sobre racionar. Nesse aspecto, esse tipo de energia se torna uma grande e inovadora alternativa. No Piauí, já começam a surgir empresas no ramo, e os modelos de serviços se diversificam, assegurando facilidades para quem passa a consumir da energia gerada pelas placas solares.

Garantindo créditos para os consumidores, um novo modelo de distribuição de energia proveniente dos módulos fotovoltaicos vem ganhando espaço nos municípios piauienses. Os empresários apostam nessa novidade de mercado, iniciada nas fazendas de energia solar, reduzindo as burocracias do serviço para os clientes e promovendo uma brusca queda nas tarifas cobradas pelas agências de energia elétrica.

Telhados solares são um segmento de mercado em forte crescimento no Piauí

O modelo de negócio convencional oferecido pelas empresas consiste na instalação das placas solares no telhado das empresas ou residências. Para a solicitação do serviço junto às empresas de energia solar, são necessários alguns processos, como a aparelhagem disponibilizada para a instalação, o suporte técnico dos engenheiros eletricistas e o financiamento bancário com linhas de crédito voltados para energia solar.

Consumidores podem gerar sua própria energia disponibilizada pela luz do sol (Foto: Divulgação)Outras empresas oferecem ainda a opção de contratar o serviço por assinatura, proporcionando significativa redução na tarifa de energia elétrica e ainda minimizando impactos ambientais, ao utilizar a luz solar, um recurso natural. Além disso, não são necessárias obras e instalações e, portanto, o cliente não precisa fazer qualquer investimento para a contratação do serviço.

Clientes buscam gerar a própria energia

Lucas Cruz é diretor de uma empresa piauiense voltada para este mercado promissor, e explica a finalidade dessa fonte alternativa de energia para os consumidores. Segundo ele, o cliente que busca os seus serviços está procurando gerar a própria energia.

“O cliente que gastava mil reais por mês de energia, com energia solar ele passa a pagar, em média, 120 reais. Ele vai pagar apenas duas taxas, que é a contribuição municipal de iluminação pública e a taxa para companhia elétrica, chamada custo de disponibilidade da rede”, explicou.

Para além do modelo supracitado, dentro deste mercado de energia ainda existem ramificações nos serviços prestados. Diferente da venda direta do sistema fotovoltaico, a distribuição feita pelas fazendas de energia solar, outro sistema de produção, conta com a vantagem de não precisar da instalação das placas.

Um dos pioneiros desse segmento no Estado, Carlos Eduardo afirma que o tipo de negócio ofertado aos clientes, apresenta um diferencial quando o assunto é driblar os trâmites burocráticos. O empresário também explica como o fornecimento do serviço acontece para os consumidores.

Fazendas de energia solar são um modal de serviço facilitado para os consumidores (Foto: Reprodução)“Basicamente eu produzo os créditos de energia na minha fazenda solar, injeto na rede elétrica. Esses créditos eu posso direcionar para os meus clientes (10% menos do que a empresa de energia elétrica cobraria) e eles são abatidos pelo kWh da conta do consumidor”, descreveu.

Carlos também fez um comparativo entre o modelo com qual trabalha e o de instalação de placas nas residências. De acordo com ele, as fazendas de energia solar proporcionam uma melhor experiência para quem decide aderir ao sistema.

“O modal de comprar a placa solar e instalar no telhado, sendo necessário comprar ou financiar, gera uma dívida que normalmente é de 10 a 20 anos, praticamente o tempo de vida de uma placa solar. No nosso modal não é gerado dívida, nem fidelidade, praticamente o serviço de fazendas de energia solar dá um desconto", ressaltou.

Consumidores contam com novas opções de economia

As empresas seguem avançando em pesquisas e na busca por inovações dessa possibilidade econômica da geração de energia solar para seus clientes. A consultora empresarial, Ana Paula Bacelar alinhou informações de outros empresários com suas pesquisas, isso resultou na maior gama de opções de serviços para os consumidores em empresa no Piauí.

Moradores possuem uma economia de até 95% na conta de luz mensal pela energia solar (Foto: Divulgação)"Abastecidos pela luz do sol, os moradores conseguem gerar toda ou parte da energia que consomem em sua casa, resultando em uma economia de até 95% na conta de luz mensal", declarou.

Munidos de diversas formas de serviços, recebendo auxílio técnico e informacional dos profissionais, os consumidores passam a contar com novas opções de economia geradas pelas formas alternativas de energia. O crescente mercado da energia solar disponibiliza variadas ofertas para a população, afim diminuir os gastos nas contas de energia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES