Mesmo com fila, montadoras fazem feirão

Os eventos terão descontos, IPVA grátis e taxas reduzidas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As montadoras aproveitam o apelo dos últimos dias com desconto de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e preparam feirões para o final de semana. Segundo reportagem da Folha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já decidiu prorrogar novamente a redução, mas nada ainda foi confirmado.

Os eventos terão descontos, IPVA grátis e taxas reduzidas (veja os endereços abaixo), mesmo com a falta de alguns carros nas concessionárias --a espera chega a 90 dias. Como o governo não confirma se o IPI menor será prorrogado, a expectativa das montadoras é ter uma das melhores vendas do ano neste final de semana.

Segundo a GM e a Fiat, os dez primeiros dias de junho tiveram aumento de 15% nos emplacamentos. A expectativa é fechar junho com recorde de vendas.

A GM (General Motors) terá liquidação da linha 2009 e lança os modelos de 2010.

A Fiat aproveita para lançar o feirão "tudo zero". O Mille Fire Economy, por exemplo, tem IPVA de graça. A Volks também entra na corrida pelo fim do IPI e oferece, até domingo, IPVA grátis para a linha Fox 2010. A Ford fará feirão com financiamento facilitado em até 80 meses e ofertas como a do Fiesta Hatch, que sai por R$ 26.500.

A falta de opções de alguns veículos não preocupa as montadoras. Segundo a Fiat, é possível que o consumidor não encontre todas as opções de cor e acessórios. A empresa, que tem estoque de 5.000 carros para pronta entrega, diz que a vantagem do feirão é ter mais opções nos locais de venda.

Em consulta feita pelo Agora na quarta-feira, a espera pelos modelos Siena EL, Palio Weekend e Strada Adventure chegava a 90 dias.

Segundo a General Motors, a espera pelas versões do Celta, Meriva e Vectra chega a 30 dias, pois as vendas aumentaram em maio e em junho. Para a Volks, a falta de alguns modelos varia de uma região para a outra.

Uma dica para encontrar bons preços é pesquisar versões 2009 nos feirões.

Renovação do IPI

O governo ainda não confirma a renovação do IPI reduzido por mais três meses. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que "há muito tempo" para uma decisão. "Ainda temos duas semanas para as pessoas irem comprar os produtos", disse.

Na visão do ministro, o incentivo funcionou "muito bem", principalmente a sobre o setor automotivo, que no acumulado do ano até maio já tem uma produção maior do que a do mesmo período do ano passado.

O principal ponto de preocupação sobre a manutenção da redução do IPI é sobre as contas do governo, já que a arrecadação tributária está em queda. Mas Mantega disse não ver esse problema como o maior impeditivo para uma nova prorrogação.

"A queda [na arrecadação] era esperada, mas caiu mais do que o esperado nos últimos dois meses", disse Mantega, levantando inclusive a possibilidade de reduzir o superávit primário para equacionar as contas. "Se necessário for, faremos novas reduções nos gastos."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES