Pagamento do IPVA deverá ser efetuado até sexta-feira (30) em Teresina

Caso o pagamento não seja efetuado, o automóvel irá circular de maneira irregular, podendo ser apreendido

Avalie a matéria:
|

Os proprietários de veículos com placa final 1 terão até esta sexta-feira, 30, para realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Caso o pagamento não seja efetuado, o automóvel irá circular de maneira irregular, podendo ser apreendido.

A tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que o Piauí fechou o ano de 2014 com uma frota de 947.917 veículos, como o estado brasileiro que cobra as menores alíquotas no país de carros no valor de 2,5%. Já para motocicletas, o índice é de 2%, e de caminhões, o valor chega a 2,8%. Em contrapartida, o estado de São Paulo chega a cobrar 4% para carros.

De acordo com Alfredo Irapuã, coordenador de IPVA na Secretaria de Fazenda (Sefaz), as regras não mudaram em relação ao ano passado, apenas o valor do imposto sofre alterações em virtude de ser atrelado à tabela Fipe.

"Não houve alteração nenhuma. Continuam as mesmas regras que estavam valendo para o ano passado. Desde 1992, não temos alterações significativas. O que há, anualmente, é alteração nos valores, porque o Brasil todo utiliza, para efeito de determinação do valor do IPVA, a tabela Fipe.

Com base nela, temos acesso aos valores dos carros usados", explica.
Alfredo Irapuã destaca ainda que, em relação a veículos novos, o IPVA é baseado no valor que consta na nota fiscal da compra.

Alfredo Irapuã informa também que o pagamento do imposto à vista terá desconto de 15% e alerta ainda para a data de vencimento. "Quem efetuar o pagamento do imposto à vista terá um desconto de 15%. Já para quem não puder pagar à vista, a opção é o pagamento parcelado em até três vezes, mas sem desconto.

O proprietário deve sempre observar o último dia útil para realizar o pagamento. Por exemplo, se o último dia do mês cair no sábado, como vai acontecer com janeiro, o pagamento deve ser antecipado para sexta e não deixar para pagar só na segunda", explica o coordenador do IPVA.

O Piauí é um dos poucos estados brasileiros que ainda cobram o IPVA mês a mês, através do final da placa, que vai de um a zero, enquanto que os outros estados fixam o pagamento em um mês do ano para todos os veículos.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES