Parcela de cheques sem fundos cai em abril no país, diz Serasa Experian

Dos 73,9 milhões de cheques compensados no país em abril, 2,09% (1,54 milhão) foram devolvidos por falta de fundos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O percentual de cheques sem fundos emitidos no país caiu em abril, na comparação com março, e ficou praticamente estável no confronto com o mesmo período do ano passado, conforme divulou nesta segunda-feira com a Serasa Experian.

Dos 73,9 milhões de cheques compensados no país em abril, 2,09% (1,54 milhão) foram devolvidos por falta de fundos. Em março, essa parcela foi de 2,36% (1,59 milhão) e, em abril de 2012, de 2,08% (1,58 milhão).

No acumulado do ano, a parcela de cheques devolvidos aumentou. Foi de 2,09%, ante 2,05% no mesmo período em 2012.

A Serasa Experian observou, em nota, que o percentual de cheques sem fundos geralmente cai em abril, em relação a março, mês em que os consumidores concentram vários pagamentos. Já o aumento na comparação anual foi atribuído pela empresa à inflação, que compromete parte da renda, ao crédito mais seletivo e à elevação dos juros.

"Os cheques sem fundos estão seguindo de perto o indicador geral de inadimplência do consumidor", diz a empresa.

De janeiro a abril, Roraima foi o Estado com o maior percentual de devoluções de cheques, com 12,17%. Na outra ponta do ranking está São Paulo, com 1,50%.

Entre as regiões, a Norte foi a que apresentou o maior percentual de cheques devolvidos no primeiro quadrimestre, com 4,44%. A região Sudeste, por sua vez, foi a com menor índice (1,64%). Entre elas está o Centro-Oeste (2,98%), Nordeste (4,02%) e Sul (2,06%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES