Piauí poderá abastecer todo o Brasil de gás natural

Segundo presidente da Sudene, município de Floriano pode se tornar capital do petróleo no Estado

Avalie a matéria:
Luciano Paes Landim-presidente da SUDENE | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), Luciano Paes Landim, afirmou que o Piauí teria condições de suprir todo o Brasil de gás natural dentro de alguns anos, com o gás da Bacia Sedimentar, uma área de 40 mil km² que engloba o Piauí, Tocantins, Maranhão e Pará. Mas segundo ele, para isso será necessária a construção de um enorme gasoduto.

Em sua visita ao Piauí, a presidente Dilma disse que irá adiantar para maio o leilão dos lotes de exploração de petróleo e gás natural na bacia do Parnaíba. Após o leilão, as empresas receberão os lotes para pesquisa, o que deve demorar até quatro anos, para que então seja anunciada a comercialidade do lote. Dos 20 lotes, 13 pertencem ao Piauí. Segundo declaração do governador Wilson Martins, todas as grandes empresas de exploração que atuam no país estão interessadas, como a Petrobrás e a OGX, do bilionário Eike Batista, pelo fato da exploração terrestre ser bem mais barata do que a marinha.

A região apresenta um grande potencial de produção de gás natural e petróleo. ?Todos os deltas do mundo tem petróleo. Não é possível que o nosso seja o único que não tenha?, disse Luciano Paes Landim. Muitas cidades do Piauí se beneficiarão com a pesquisa, que já gera empregos e desenvolvimento, além de com a exploração. Algumas delas São Guadalupe, Uruçuí, Demerval Lobão, Baixa Grande do Ribeira e Itaueira. Em Floriano, o presidente da SUDENE informou já haver pelo menos dois poços ?positivos?, o que pode tornar o município a capital estadual do petróleo e gás natural.

Mas a briga atual da SUDENE é com relação a poços de gás natural localizados no Maranhão. Paes Landim contou que os poços produzem seis milhões de metros cúbicos/dia, que poderiam abastecer indústrias, mas que são usados em usinas termelétricas. Os poços pertencem, em grande maioria, à OGX. O projeto da SUDENE é a construção de um gasoduto de mais de mil quilômetros, ligando o Maranhão ao Ceará, passando pelo Piauí.

?Precisamos agora de uma intervenção política, para que Eike Batista assine o contrato para a venda desse gás para a indústria. Segundo Paes Landim, o gasoduto ajudaria no desenvolvimento da indústria do Piauí, além de ajudar na distribuição do gás produzido aqui. ?O projeto está pronto, só precisamos garantir o gás. A SUDENE tem condição de contribuir com 40 a 50% do valor?, disse. O gasoduto está orçado em aproximadamente R$ 2.5 bilhões, que seriam investidos pela superintendência e por investimento privado.

Em amarelo, lotes da bacia situados no Maranhão que já foram leiloados e já produzindo, muitos deles pertencentes à OGX; Em azul, lotes que serão leiloados



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES