Piauí se mantém como estado que menos desemprega no nordeste

Governo do PI realiza diversos projetos para fomentar a economia.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referente ao mês de junho de 2016 mostrou que o Piauí continua sendo o estado que menos desemprega no nordeste apesar do cenário negativo na economia. Com números de desligamentos muito abaixo dos outros estados o Piauí contou com os menores índices do mês.

A atualização do CAGED comprova que o estado se mantém estável apesar da desestabilidade causada pela crise econômica no país, mostrando que o problema pode se tornar oportunidades em algumas áreas.

Para que os números do Piauí sejam cada vez mais positivos a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) por meio do Governo do Estado, realiza diversos projetos para fomentar a economia e a empregabilidade no estado. Um dos programas é o Setre nos municípios, que qualifica pessoas que estão fora do convívio social ou desempregados, na área de construção civil e embelezamento através de quatro caminhões itinerantes que circulam todo o Piauí.

Através desse programa a secretaria também qualifica detentos nas penitenciárias, buscando recolocá-los no mercado de trabalho e dar uma nova chance de vida aos mesmos.

Para o Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías os números dos Caged dão visibilidade também aos incentivos e investimentos que o governo realiza para mudar a realidade do desemprego. "A Setre busca trabalhar todos os dias para combater o desemprego e incentivar os novos negócios e o governador Wellington Dias é nosso grande aliado nessa luta firmando apoio através do governo. Para aumentar a empregabilidade, realizamos diversas atividades incluindo cursos de qualificação gratuitos e feiras da economia solidária, assim buscamos controlar os números negativos e deixar o Piauí a frente dos outros estados do nordeste de forma positiva. Vimos agora que a pesquisa comprova que o esforço está dando resultados", ressaltou o secretário.

Em relação aos números de desemprego no mês de junho de 2016, o Piauí se manteve em menor índice geral com (0,03%) seguido pelo Maranhão com saldo positivo/negativo zerado e pelo Ceará com (-0.16%). Os números mostram que no setor de atividade econômica o estado tem se destacado dentro do país.

O Sine é outro sistema de responsabilidade da Setre que trabalha em busca de aumentar a geração de empregos no estado e oferta os serviços de encaminhamento para o mercado de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, emissão de carteiras de trabalho, dentre outros.

A Setre trabalha ainda em prol da economia solidária e para combater o desemprego, através disso reúne diversos pequenos produtores em feirinhas realizadas mensalmente na sede da secretaria e em eventos externos. A geração de emprego e renda é o principal objetivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo que elabora programas para aumentar os índices de qualificação e de empreendedorismo dentro do estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES