Setor industrial do Brasil teve queda de 0,2% no mês de agosto

Em agosto na comparação mensal, 11 setores tiveram queda da produção e 16 mostraram alta

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indústria brasileira teve uma queda de 0,2% no mês de agosto, a queda foi acentuada nos bens de consumo duráveis, mas houve crescimento na relação anual, impulsionada principalmente pelos bens de capital. A atividade caiu 0,2% em agosto ante julho, mas cresceu 1,8% sobre igual mês de 2010, o melhor resultado desde maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

"O setor industrial permaneceu em agosto com o quadro de menor ritmo produtivo observado nos últimos meses", disse o IBGE em nota. Analistas consultados pela Reuters,/i> projetavam queda mês a mês de 0,28% e avanço anual de 1,85%. Os números de julho foram revistos para baixo, de alta preliminar sobre junho de 0,5% a 0,3%, e de queda ante igual mês de 2010 de 0,3% para 0,7%.

Setores

Em agosto na comparação mensal, 11 setores tiveram queda da produção e 16 mostraram alta. O destaque de baixa foi Alimentos, de 4,6%. Entre as categorias de uso, a atividade de bens de consumo duráveis teve a maior contração, de 2,9%, seguida por bens de consumo semi e não duráveis (-0,9%) e de bens intermediários (-0,2%). Já os bens capital tiveram aumento de 0,9%.

Em relação a agosto do ano passado, 17 dos 27 setores pesquisados mostraram crescimento, sendo os principais de Veículos Automotores (5,8%), Edição e Impressão (17,2%) e Máquinas e Equipamentos (5,6%). "Vale citar que agosto último teve um dia útil a mais que igual mês do ano anterior", afirmou o IBGE.

Nas categorias de uso, houve expansão em todas: bens de capital (8,6%), bens de consumo semi e não duráveis (2,1%), bens de consumo duráveis (1,5%) e de bens intermediários (0,6%). No ano até agosto, a produção industrial brasileira acumulou alta de 1,4%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES