Produção industrial tem maior retração em 18 anos com queda de 12,4% em dezembro

A queda mensal é a maior desde 1991, ano em que o IBGE iniciou o cálculo do indicador

Produção industrial teve queda | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção da indústria nacional registrou uma queda de 12,4% em dezembro na comparação com novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda mensal é a maior desde 1991, ano em que o IBGE iniciou o cálculo do indicador, e levou o patamar de produção de volta aos níveis observados em março de 2004.

Com o resultado de dezembro, a produção da indústria brasileira acumula três meses de queda, acumulando perda de 19,8% de setembro a dezembro. Na comparação entre meses de dezembro, o recuo verificado foi de 14,5%, contra uma baixa de 6,4% entre meses de novembro.

Mesmo com a queda no final do período, a produção da indústria acumulou alta de 3,1% no ano, ante 6,0% em 2007. Essa alta anual, no entanto, foi decorrente dos 6,3% de expansão registrados no primeiro semestre, já que no segundo semestre o crescimento foi praticamente nulo (0,2%).

"Em síntese, a mudança do quadro macroeconômico a partir de setembro teve efeito imediato sobre a atividade industrial", diz o IBGE. "A análise sobre o comportamento do setor em 2008, a partir dos índices de média móvel trimestral, mostra duas fases bem distintas. Na primeira, que compreende o período de setembro de 2006 a setembro de 2008, há uma elevação generalizada do nível de produção. (...) Na fase seguinte, a partir de outubro de 2008, observa-se uma significativa queda na produção global".

Veículos impactam taxa

De acordo com o IBGE, dos 27 ramos pesquisados, apenas dois tiveram alta na passagem de novembro para dezembro: celulose e papel (0,4%) e outros equipamentos de transporte (6,7%).

Já o principal impacto negativo veio da indústria de veículos automotores, com queda de 39,7%, seguido por máquinas e equipamentos (-19,2%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-48,8%) e metalurgia básica (-18,3%).

"Esse quadro de queda generalizada foi especialmente marcado pelo movimento de setores mais sensíveis à restrição de crédito e a queda das exportações de commodities", apontou o Instituto em nota.

Dezembro contra dezembro

Em relação a dezembro de 2007, o setor industrial recuou 14,5%, menor marca de toda série histórica.

O quadro, segundo o IBGE, evidencia o aprofundamento do ritmo de queda e um alargamento do conjunto de segmentos com taxas negativas. Entre os 755 produtos investigados, 70% apresentaram recuo na produção, nível recorde na série histórica desse indicador.

Na comparação entre meses de dezembro, a influência de veículos automotores fica ainda mais expressiva: a produção do setor teve queda de 59,1%, seguida por material eletrônico e equipamentos de comunicações (-60,3%), outros produtos químicos (-21,8%), metalurgia básica (-24,5%) e indústrias extrativas (-21,3%)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES