Projeto cria fórmula para aumento do salário mínimo anualmente

o piso nacional seria reajustado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre novembro de um ano e novembro do outro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 3.771/2012, que cria parâmetros para o aumento do salário mínimo nacional, somente deverá ser votado pela Câmara dos Deputados apenas após as eleições municipais. A matéria será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

De acordo com a proposta, o piso nacional seria reajustado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre novembro de um ano e novembro do outro e no crescimento real (descontada a inflação) do Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto das riquezas do país) de dois anos antes. O aumento seria concedido sempre em janeiro.

Um dos objetivos da matéria é transformar em lei o acordo que o governo federal vem firmando com as centrais sindicais nos últimos anos, para garantir um ganho real anual para o piso nacional. O trato atualmente em vigor vai até 2015.

A maior diferença entre a fórmula atual e o projeto é o período do acumulado do INPC. Enquanto no acordo considera-se o índice de um ano inteiro, a proposta, de autoria do deputado Jorge Boeira (PSD-SC), sugere que o cálculo do aumento seja feito com base no registrado de novembro a novembro.

Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que é preciso garantir ?a manutenção de uma política clara de valorização do salário mínimo?, assegurando as recomposições anuais por meio de uma lei específica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES