Os contribuintes que optarem por receber a restituição do Imposto de Renda 2025 via PIX terão prioridade, assim como no ano passado. No entanto, houve alteração no critério de preferência.
Como era
Anteriormente, bastava escolher a declaração pré-preenchida ou o recebimento via PIX para ter prioridade. Agora, quem adotar ambos os procedimentos ao mesmo tempo terá uma posição ainda mais vantajosa na fila de restituição.
Regras
A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira as regras para a declaração do Imposto de Renda deste ano. O prazo para entrega começa em 17 de março e se estende até 30 de maio. Além disso, o órgão também informou o calendário de restituição, permitindo que os contribuintes organizem melhor suas expectativas de recebimento.
Restituição
Caso haja valores residuais, não há garantia de qual lote incluirá a restituição. No entanto, quanto mais cedo a declaração for entregue, maiores serão as chances de o contribuinte receber o estorno nas primeiras datas estipuladas pela Receita.
Prioridades
É importante lembrar que a prioridade do PIX não se sobrepõe a outros critérios já estabelecidos. Idosos continuam recebendo primeiro, seguidos por professores, que também têm direito a uma restituição antecipada.
Regras:
Calendário de restituição
Primeiro lote: 30 de maio
Segundo lote: 30 de junho
Terceiro lote: 31 de julho
Quarto lote: 20 de agosto
Quinto e último lote: 30 de setembro
Contribuintes com prioridade
Acima de 80 anos;
entre 60 e 79 anos;
contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida e, simultaneamente, optarem por receber a restituição via PIX.
contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
(Com informações de O Globo)