Tabuleiros Litorâneos gera empregos e exporta para Europa e EUA

Mesmo com pandemia, Tabuleiros Litorâneos segue produzindo para mercado nacional e internacional

Produção no Tabuleiros Litorâneos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com os problemas provocados pela pandemia da Covid-19, que ceifou a vida de dois irrigantes, provocou o aumento dos custos de produção e, num primeiro momento, reduziu as vendas, os irrigantes do Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos (Ditalpi) continuam produzindo. 

São 58 pequenos produtores, 6 médios e 15 grandes produtores que produzem acerola orgânica, banana, leite, ovos, carne, melancia, peixe, caju, goiaba, manga, macaxeira, feijão, polpa de frutas, cajuína, milho verde. 

Segundo o irrigante e intgrante do Distrito, Josenilto Lacerda, o principal mercado consumidor dos produtos são o Norte do Piauí, São Luís, leste do Maranhão, Belém, Fortaleza.

Produção de leite no Tabuleiros Litorâneos (Divulgação)

"A acerola para Vitamina C é destinada a uma empresa americana com unidade em Ubajara (CE) e também para outra empresa inglesa, que tem unidade em Aracati (CE). O pó é reprocessado nos Estados Unidos e Europa e reexportado para cerca de 130 países, sendo a China a responsável por 2/3 do consumo", diz Josenilto.

Capacidade para gerar mais 17 mil empregos direitos e indiretos

O Tabuleiros Litorâneos, no norte do Estado, tem uma área produtiva de 1.700 hectares e gera 1500 empregos diretos e mais de 2.250 indiretos. "Se toda área destinada à produção estivesse pronta, no total de 17.500 hectares, seriam 7 mil empregos diretos e 10.500 indiretos", explica Josenilto.

Falta recurso para manutenção e ampliação

Josenildo diz que a obra da segunda etapa dos Tabuleiros Litorâneos está praticamente parada, funcionando somente o canteiro de obras e a primeira etapa corre sério risco de colapso. 

"No momento, a estação de bombeamento principal está com as bombas quebradas e sem recurso para recuperação imediata", diz, citando que há 10 anos, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) não repassa recursos para operação e manutenção", comenta o irrigante Josenilto.

Produção de acerola no Tabuleiros Litorâneos (Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES