O Grupo Volvo informou que pode demitir entre 550 e 800 funcionários nos Estados Unidos nos próximos três meses, em razão da instabilidade no mercado e das preocupações com a demanda, agravadas pelas políticas tarifárias do governo do presidente Donald Trump. A informação foi confirmada por um porta-voz da companhia na sexta-feira (18).
UNIDADES
As demissões devem atingir a fábrica da Mack Trucks em Macungie, na Pensilvânia, além de duas unidades localizadas em Dublin, na Virgínia, e Hagerstown, em Maryland. Nessas instalações, a montadora fabrica caminhões pesados — e não automóveis de passeio.
Segundo dados do site oficial da empresa, a Volvo emprega cerca de 20 mil pessoas na América do Norte.
O setor automotivo norte-americano tem sentido os efeitos das tarifas impostas sobre determinados componentes importados, o que eleva os custos de produção. De acordo com o porta-voz do Volvo Group North America, os pedidos por caminhões pesados vêm sofrendo impacto negativo devido à incerteza em relação às tarifas, à oscilação nas taxas de frete, à possível revisão de regras e à própria demanda do mercado.
COMUNICADO
“Lamentamos ter que tomar essa medida, mas precisamos alinhar a produção à queda na procura por nossos veículos”, disse o representante da empresa em nota enviada por e-mail.