Em apenas quatro meses, enfermeiros da rede pública realizaram 3 milhões de procedimentos

No ano passado o índice chegou a mais de 8,6 milhões de intervenções, no qual a média mensal era de 600 mil. Em 2024, devido à dengue, o registro é de quase um milhão por mês

Avalie a matéria:
Enfermeiras da rede pública atuam na linha de frente na realização de 3 milhões de procedimentos | Reprodução/ Tony Winston/Agência Saúde-DF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Semana da Enfermagem, celebrada a partir deste domingo (12) - Dia do Enfermeiro -, pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) se prolonga até o dia 20 dia maio, Dia do Técnico de Enfermagem. A comemoração em dose dupla não é à toa. Juntos, os 4.109 enfermeiros e 8.745 técnicos de enfermagem da rede pública realizaram, em apenas quatro meses, 3 milhões de procedimentos. O número é resultado do esforço para combater a epidemia que se reinstalou pelo Brasil em 2024.

Lucilene Florêncio, secretaria da pasta, afirma que é inegável o papel o fundamental dos técnicos e enfermeiros da entrega diária de um serviço repleto de cuidado e dedicação. Ela ressalta que sem esses profissionais, todas as iniciativas em prol da população seriam impossíveis. "Tenho que agradecer essa força de trabalho, que representa o maior contingente da Secretaria de Saúde. Agradecer aos técnicos e enfermeiros que, diariamente, prestam um serviço capacitado de cuidado e amor. Sem eles, nossas entregas à população não seriam concretizadas", ressalta.

A gerente de Enfermagem da Diretoria de Atenção Primária da Região de Saúde Centro- Sul, Patrícia da Silva Albuquerque, relata que testemunhou de perto o esforço e empenho dos profissionais na tenda de acolhimento a pacientes com dengue da Estrutural e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região.

“Nesses primeiros quatro meses realizamos uma verdadeira operação de guerra, onde enfermeiros e técnicos estiveram na linha de frente [...]. Enfrentamos longas horas de trabalhos, condições adversas e um grande volume de pacientes, mas apesar de todas as dificuldades, o comprometimento deles nunca vacilou”, reconhece a gerente.

Tendas de acolhimento no DF já atenderam mais de 31 mil pessoas com dengue. Foto: Reprodução/Geovana Albuquerque / Agência BrasíliaConvocações: Nos anos de 2023 e início de 2024, a SES-DF nomeou mais de 397 enfermeiros para reforçar o atendimento à população. O papel desses profissionais é promover assistência com qualidade e livre de riscos, tanto ao paciente quanto a servidor. Essa atuação engloba também ações de prevenção, promoção e reabilitação dos pacientes, bem como a gestão dos serviços da área na rede do Distrito Federal.

“A enfermagem promove cuidados em saúde em todas as fases de vida das pessoas, desde o gestar, passando pelo nascimento, infância, fase adulta e até a morte. Tendo em vista tamanha dedicação e responsabilidade, é necessário valorizar esses profissionais”, reforça a diretora de Enfermagem da pasta, Gabriela Noleto

O técnico de enfermagem, por sua vez, atua como profissional auxiliar na administração de medicamentos, coleta de exames, realização de tratamento de lesões de pele, visitas domiciliares, vacinação, auxílio na passagem e troca de sondas, coordenação de equipes, acolhimento, estratificação de vulnerabilidades e aferição dos sinais vitais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES