Em apenas quatro meses, enfermeiros da rede pública realizaram 3 milhões de procedimentos

No ano passado o índice chegou a mais de 8,6 milhões de intervenções, no qual a média mensal era de 600 mil. Em 2024, devido à dengue, o registro é de quase um milhão por mês

Avalie a matéria:
Enfermeiras da rede pública atuam na linha de frente na realização de 3 milhões de procedimentos | Reprodução/ Tony Winston/Agência Saúde-DF

A Semana da Enfermagem, celebrada a partir deste domingo (12) - Dia do Enfermeiro -, pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) se prolonga até o dia 20 dia maio, Dia do Técnico de Enfermagem. A comemoração em dose dupla não é à toa. Juntos, os 4.109 enfermeiros e 8.745 técnicos de enfermagem da rede pública realizaram, em apenas quatro meses, 3 milhões de procedimentos. O número é resultado do esforço para combater a epidemia que se reinstalou pelo Brasil em 2024.

Lucilene Florêncio, secretaria da pasta, afirma que é inegável o papel o fundamental dos técnicos e enfermeiros da entrega diária de um serviço repleto de cuidado e dedicação. Ela ressalta que sem esses profissionais, todas as iniciativas em prol da população seriam impossíveis. "Tenho que agradecer essa força de trabalho, que representa o maior contingente da Secretaria de Saúde. Agradecer aos técnicos e enfermeiros que, diariamente, prestam um serviço capacitado de cuidado e amor. Sem eles, nossas entregas à população não seriam concretizadas", ressalta.

A gerente de Enfermagem da Diretoria de Atenção Primária da Região de Saúde Centro- Sul, Patrícia da Silva Albuquerque, relata que testemunhou de perto o esforço e empenho dos profissionais na tenda de acolhimento a pacientes com dengue da Estrutural e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região.

“Nesses primeiros quatro meses realizamos uma verdadeira operação de guerra, onde enfermeiros e técnicos estiveram na linha de frente [...]. Enfrentamos longas horas de trabalhos, condições adversas e um grande volume de pacientes, mas apesar de todas as dificuldades, o comprometimento deles nunca vacilou”, reconhece a gerente.

Tendas de acolhimento no DF já atenderam mais de 31 mil pessoas com dengue. Foto: Reprodução/Geovana Albuquerque / Agência BrasíliaConvocações: Nos anos de 2023 e início de 2024, a SES-DF nomeou mais de 397 enfermeiros para reforçar o atendimento à população. O papel desses profissionais é promover assistência com qualidade e livre de riscos, tanto ao paciente quanto a servidor. Essa atuação engloba também ações de prevenção, promoção e reabilitação dos pacientes, bem como a gestão dos serviços da área na rede do Distrito Federal.

“A enfermagem promove cuidados em saúde em todas as fases de vida das pessoas, desde o gestar, passando pelo nascimento, infância, fase adulta e até a morte. Tendo em vista tamanha dedicação e responsabilidade, é necessário valorizar esses profissionais”, reforça a diretora de Enfermagem da pasta, Gabriela Noleto

O técnico de enfermagem, por sua vez, atua como profissional auxiliar na administração de medicamentos, coleta de exames, realização de tratamento de lesões de pele, visitas domiciliares, vacinação, auxílio na passagem e troca de sondas, coordenação de equipes, acolhimento, estratificação de vulnerabilidades e aferição dos sinais vitais.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES