Em audiência no MPPI, FMS afirma que não desativará as maternidades

Foi apresentada a pauta sobre as maternidades municipais não apresentarem o número necessário de fisioterapeutas no quadro de funcionários

Avalie a matéria:
Em audiência no MPPI, FMS afirma que não desativará as maternidades | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (10/08), o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atribuição na defesa da saúde na capital, realizou audiência pública virtual com o objetivo de apurar justificativas e dados técnicos sobre eventual desativação de maternidades municipais.

Para iniciar a audiência, o promotor de Justiça Eny Marcos Pontes, titular da 29ª PJ, informou que instaurou um procedimento para investigar a notícia do fechamento das maternidades municipais dos bairros Satélite e Promorar. “No momento em que se desloca leito, a unidade de saúde está sendo fechada. A maternidade municipal dos bairros Dirceu e Buenos Aires possuem estrutura física para receber mais leitos? Houve diálogo com os municípios que dependem de Teresina para que estes se preparem?”, destacou o promotor de Justiça.

Audiência Pública no MPPI sobre as maternidades de Teresina - Foto: MP

Para complementar, a promotora de Justiça Karla Furtado, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS/MPPI), pontuou que, nos anos de 2018 e 2019, audiências foram realizadas para assegurar um trabalho eficiente de atenção às mães e solucionar o quadro de superlotação que comprometia o atendimento à população local e aos municípios da região Entre Rios.

Em resposta aos questionamentos, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que estudos técnicos foram feitos para realizar a implantação do Hospital da Mulher, que contaria com serviços de obstetrícia e substituiria as demais maternidades municipais por um local maior. Por conta da falta de recursos financeiros, o gestor municipal não aprovou a proposta. Consequentemente, as quatro maternidades do município continuarão funcionando, sem alterações. 

O conselheiro tutelar Ivan Cabral, membro da Associação dos Moradores do Bairro Satélite, pontuou que, se houver recurso, esse remanejamento pode voltar a ser discutido. “A Maternidade do Satélite tem um atendimento digno e de uma hora para outra perderíamos isso, uma vez que seria alocado para o bairro Buenos Aires. Saúde é direito de todos e dever do Estado”, declarou ele. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Acilinara Moura, informou que a alegação para a transferência de leitos era a subutilização da maternidade, mas os números dizem o contrário, e a população ficaria desassistida.

Outro ponto discutido na audiência foi a necessidade de maior diálogo sobre a realização desses projetos por parte da FMS com o Conselho Municipal de Saúde, com os conselhos de classe e órgãos de controle social. 

Também foi apresentada a pauta sobre as maternidades municipais não apresentarem o número necessário de fisioterapeutas no quadro de funcionários. Como encaminhamento, ficou definido que a diretora de Atenção Especializada da FMS, Fátima Garcêz, irá enviar a lista de profissionais da fisioterapia lotados e as escalas das maternidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES