Enem 2024: inscrições começam nesta segunda-feira (27)

O prazo para pagar a inscrição, de R$ 85, vai de 27 de maio a 12 de junho

Avalie a matéria:
A edição de 2024 do Enem será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro | Reprodução/Agência Brasil

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 se inicia na próxima segunda-feira (27) e segue até o dia 7 de junho. A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela organização do Enem –, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado a partir do dia 27 de maio até 12 de junho.

O valor da taxa custa R$ 85, e pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), Pix - basta acessar o QR Code que conta no boleto -, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). 

Em relação à isenção, o resultado das solicitações foi divulgado pelo Inep no dia 13 de maio. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário que o interessado se inscreva para participar do exame.

TREINEIROS

Podem participar do Enem na condição de treineiros os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. No entanto, o candidato deve estar ciente de que sua participação servirá somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os resultados individuais do treineiro não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas deste grupo serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre o exame e o processo de inscrição, acesse o edital do Enem 2024 ou o site oficial do Inep.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES