O Enem 2025 começou neste domingo (9) às 13h30. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A prova terá duração máxima de 5 horas e meia, e os candidatos que concluírem mais cedo poderão sair a partir das 15h30, conforme o edital.
Neste primeiro dia, os estudantes enfrentarão a redação dissertativo-argumentativa, que exige domínio da língua, repertório e senso crítico. Além disso, responderão a 90 questões objetivas.
A prova é dividida em duas grandes áreas:
45 questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, envolvendo língua portuguesa, literatura e cinco questões de inglês ou espanhol (de acordo com a escolha do participante).
45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abordam geografia, história, filosofia e sociologia.
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ PREVÊ RECORDE DE APROVAÇÕES
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, marcou presença na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde centenas de alunos estão participando do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O gestor acredita que o Piauí terá recorde de aprovações em mais um ano, sobretudo, na rede estadual, onde espera 8 mil aprovações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Certamente nós teremos mais uma vez recorde de aprovações, sobretudo da rede estadual, estamos esperando aí mais de 8 mil aprovações no SISU. A secretaria está prestando todo o suporte durante todo o ano e agora no momento da prova. Durante todo o ano houve uma atenção especial na assistência, na parte pedagógica, na parte psicológica, na parte nutricional aos nossos estudantes e agora no dia da aplicação com passe-livre, garantindo transporte gratuito para mais de 23 mil estudantes das escolas públicas SEDUC, da rede estadual em Teresina e no interior. E estamos hoje, com a ação aqui do Dia E da SEDUC, com estandes espalhados em locais de aplicação em todo o Piauí com o nosso time, o melhor time do Brasil, da escola pública do Piauí, trazendo essa última assistência com kit, a caneta preta, o chocolate, a água, mas acima de tudo a palavra de apoio, de confiança de que vai dar tudo certo, finalizou o secretário.