SEÇÕES

Enem 2025: Mensagens indicam acesso prévio a mais duas questões por estudante suspeito de vazamento em live

Em grupo de whatsapp, Edcley afirmou: 'Pode marcar sem medo de ser feliz, nem leia' em questões ainda não anuladas por Inep

A PF apreendeu o celular e notebook de Edcley para investigações | Foto: Divulgação/PF
Siga-nos no

Edcley Teixeira, estudante de medicina que cinco dias antes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) divulgou em uma live no youtube questões quase idênticas a da prova, teria indicado mais duas outras questões não anuladas. É o que revela uma série de mensagens em um grupo de  Whatsapp. Até o momento, o Inep já anulou ao todo três perguntas de matemática do exame. 

Agora, a diferença é que Ecley divulgou essas questões, em específico, ainda em março deste ano, a 8 meses da prova oficial.  

As questões ainda seguem válidas no gabarito oficial do Enem, sendo elas:

  •  a de probabilidade/lançamento de dados (178 da prova azul, 176 da cinza, 169 da amarela e 172 da verde); 
  • e a da solução com concentração de 99,90% (140 da prova azul, 144 da cinza, 137 da amarela e 148 da verde).

COMO EDCLEY TEVE ACESSO ÀS PERGUNTAS?

O estudante teria estabelecido um padrão tendo como base o Prêmio Capes de Talento Universitário, voltado a alunos do primeiro ano da graduação. As questões utilizadas  na premiação funcionavam como um pré-teste para o Enem.

Após isso, ele identificou que esses itens podem aparecer em edições futuras do exame e passou a incentivar os universitários a treinar pelo concurso. Além de cobrar pela monitoria e acompanhamento durante a preparação para a prova. 

CONVERSAS EM GRUPOS DE WHATSAPP 

Em 17 de março de 2025, Edcley enviou a seguinte mensagem a um grupo com centenas de alunos que haviam contratado seus serviços de monitoria: “Uma coisa eu garanto: se cair no Enem, pode marcar ‘125/216’ sem medo de ser feliz… Nem leia, não”.

O curioso é que oito meses depois, em 16 de novembro, o Enem 2025 trouxe impressa uma questão de matemática sobre um lançamento de dados cúbicos.

Print das mensagens no grupo de mentoria do estudante (Foto: Arquivo Pessoal)

A resposta correta, segundo o gabarito oficial do Inep, era a alternativa “E”: “Artur, com possibilidade de 125/216”.

Ainda em março deste ano, o mesmo fenômeno se repetiu. Dessa vez, Edcley enviou a seguinte mensagem

“Você tem 10 ml de uma solução com concentração de 99,95% de água e o restante de cloro. [De] quantos mililitros de água pura você precisaria adicionar a essa solução para que a concentração de água passe a ser de 99,90%?”. A resposta era 5.

E mais uma vez a questão retornou a aparecer no exame em novembro com números idênticos aos adiantados por Edcley. Apenas a unidade de medida (litros) é diferente:

“Em um laboratório, um recipiente contém 10 litros de uma solução composta apenas pelas substâncias S1 e S2. Dessa solução, 99,95% é de S1. Uma quantidade de S1 será retirada dessa solução, mantendo a quantidade inicial de S2, de modo que 99,90% da nova solução seja de S1. Qual é a quantidade de S1, em litro, que será retirada?”. Resposta? Alternativa “e”: 5.

MENSAGEM DE ECLEY SOBRE A QUESTÃO:

Prints de conversas de Whatsapp mostram que Edcley enviou aos alunos questão quase idêntica à do Enem 2025 — Foto: Arquivo pessoal

QUESTÃO NA PROVA:

Questão do Enem 2025 com dados quase iguais aos indicados por Edcley - Foto: Arquivo pessoal

ELE NEGA O VAZAMENTO 

Em entrevista ao Fantástico, o mentor negou saber antecipadamente que essas questões entrariam no exame oficial e que foi apenas uma coincidência.

 Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o gabarito oficial continua e o resultado final será divulgado em janeiro de 2026.

Manuel Palacios, presidente do Inep, declarou ao Fantástico no domingo (23) que “não há qualquer risco técnico” de fraude na prova de 2025 e que nenhum candidato foi prejudicado por Edcley.

EDCLEY COMEMOROU ACERTOS

Nos dois casos, o estudante chegou a comemorar os acertos na previsão das perguntas:

Edcley relembra mensagem enviada por ele mesmo em março e comemora 'acerto' — Foto: Arquivo pessoal

Tópicos
Carregue mais
Veja Também