Enem: mesmo com adiamento no Senado, inscrições terminam sexta-feira

Secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera, faz um alerta: “o calendário de inscrição continua o mesmo”

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado aprovou, nesta terça-feira (19), o projeto que adia as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares que dão acesso aos cursos de graduação. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, para estabelecer que os vestibulares sejam prorrogados até que o ano letivo do Ensino Médio seja concluído.

A PL só autoriza mudança nas situações em que o Legislativo tiver aprovado oficialmente estado de calamidade pública, como vigora atualmente no país.

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, comemorou o resultado da votação, mas explicou que a aprovação no Senado não resulta automaticamente no adiamento do Enem. “É uma vitória para os estudantes o projeto ser sido aprovado pela maioria dos senadores, mas agora ele segue para a Câmara dos Deputados para ser analisado e votado e então ser enviado para a sanção do presidente. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar”, lembrou.

Outra preocupação do Secretário é que essa informação possa confundir os estudantes que ainda não se inscreveram no exame. “É preciso que fique claro que o projeto aprovado adia apenas os dias das provas que aconteceriam em novembro. O calendário do Enem continua mantido e os estudantes que ainda não estão inscritos só têm até sexta-feira (22) para se inscrever. É muito importante garantir a inscrição para não ficar de fora do exame que, atualmente, é a principal porta de acesso ao ensino superior”, alerta Ellen Gera.

O Projeto de Lei (PL) 1277/2020 é de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) e foi aprovado pelo plenário do Senado por 75 votos a 1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES