Entenda a importância da licença ambiental para quem vai construir e comprar imóveis

Advogado aponta que “revolução cultural” mudou cultura de descaso com o meio ambiente

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na construção ou reforma de uma obra um dos pontos que devem ser levados em consideração é o licenciamento ambiental para aquele imóvel. O documento é solicitado através da Secretaria de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (SEMAR) e vai garantir que a obra não agrida o meio ambiente. Para os proprietários, além de preservar o meio ambiente, o documento garante que a obra não seja parada e o imóvel não sofra embargo.

O advogado Apoena Machado é especialista em licenciamento e explicou o funcionamento e a importância do licenciamento ambiental para as obras e imóveis em entrevista concedida para o jornalista Arimateia Carvalho, no programa Banca de Sapateiro, na Rádio Jornal Meio Norte (90,3). 

"Atualmente houve uma "revolução cultural" no que se refere à importância do licenciamento ambiental. Há uns anos atrás ninguém se preocupava em fazer o documento e garantir que a obra não estivesse agredindo o meio ambiente. Tanto os consumidores, que compram imóveis ou plantas devem se preocupar com o documento, para que não surja problemas posteriores", explica o advogado.

Qualquer obra ou imóvel precisa da licitação

Apoena Machado explicou como funciona o processo de solicitação e negociação para adquirir o documento e defendeu a inclusão do documento como um dos gastos previstos na hora de fazer a obra. "Ele é muito importante mesmo antes da obra começar, com ela ainda na planta. A licença vai indicar, por exemplo, como será a coleta do esgoto de um futuro imóvel. Se será através da rede urbana de esgoto, ou se será feito um projeto de coleto sustentável. Para que o empreendedor não sofra com gastos ou tenha que parar uma obra, por não ter feito a licença, é recomendado fazer o documento com a obra ainda no papel. Então o documento garante que essa obra não pare", recomenda.

Piauí é referência em licenciamento

O estado do Piauí está atualmente no terceiro lugar em número de licitações feitas por ano.  A SEMAR é responsável por desenvolver junto com os donos da obra o documento de licença ambiental. Além disso, a SEMAR fiscaliza e pune obras e imóveis que não cumpram com as leis de preservação do meio ambiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES