Escola aposta na produção de jornais

Crianças vão produzir o próprio jornal na escola onde estudam e visitaram o Jornal Meio Norte para aprender mais sobre o funcionamento do impresso.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã da terça-feira (19), alunos da Escola Municipal Tapuia visitaram a Rede Meio Norte de Comunicação e a redação do Jornal Meio Norte para entender melhor o trabalho de produção de um Jornal Impresso. A visita foi a primeira etapa de um projeto que está sendo desenvolvido pela escola e promoverá a produção de um jornal impresso pelos próprios alunos da instituição. A ideia é que, diante da atividade de produção de um jornal, os alunos tenham uma formação cidadã mais completa aos ensinamentos da sala de aula.

A pedagoga Verbena de Sousa Veras conta que a ideia surgiu em uma reunião do colégio, há cerca de um ano. Ela conta que o projeto já existia, mas não foi possível dar continuidade a ele na época, devido a outras demandas que surgiram. “O plano agora é trazer, de fato, o projeto de volta, com as nossas crianças produzindo o jornal. Primeiramente, trouxemos elas até o Jornal Meio Norte, para todos entenderem como se dá esse processo de produção. Trouxemos primeiro a nossa turma da manhã, e em seguida, traremos as crianças da tarde”, fala a professora.

Crédito: MAGAL

A ideia é que as próprias crianças das turmas do 1° ao 5° Ano produzam o jornal, que será bimestral. Através de conversas informais, encontros pedagógicos entre algumas outras atividades, os professores ajudarão as crianças nesse processo. “Neste ano, por exemplo, nós já propusemos que elas fizessem um acompanhamento do Carnaval dentro da escola, para que elas já tenham material para uma primeira produção”, conta Verbena.

A pedagoga destaca que o projeto promoverá uma evolução ainda maior de todos os alunos. “Essa questão de você vivenciar e verificar o fato, o momento, é algo interessante para o aluno. No final, o produto de toda essa interação com situações diversas funcionará também como um modo de aproximar todos eles e suas famílias, já que será uma produção conjunta”, fala a professora.

Maria Júlia tem 11 anos e está no 5° Ano da escola. Ela acha o jornal o meio de informação mais interessante, tanto pelo seu conteúdo como pela sua forma de produção. “É muito bom ver as máquinas que preparam o jornal, ver as pessoas trabalhando para finalizar ele. Nós já começamos a juntar material para o nosso e estamos todos ansiosos para começar”.

Crédito: MAGAL

Nicole Beatriz tem 9 anos e fala que a visita até o jornal irá ajudar no momento de definir o resultado final. “O jornal é muito interessante, ele informa a gente sobre as notícias e ver tudo isso de perto só aumenta a curiosidade e a vontade de produzir o nosso próprio”.

“As crianças tiveram um grande apreço pela ideia, pois elas admiram muito o jornal, elas querem produzir e nós vamos ajudá-las a conseguir isso”, finaliza a professora Verbena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES