Espetáculo teatral “Bouquet de Úteros” reúne memórias sobre misoginia

O projeto propõe a criação de um espetáculo de teatro solo da atriz Carol Piñeiro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguindo com a programação teatral no Centro Cultural da Juventude apresentamos “Bouquet de Úteros”, projeto do Cia de Arte – Teatro Interrompido, que foi contemplado pelo Programa VAI 2018. No espetáculo, cinco memórias sobre misoginia. “Os homens adoram presentear as mulheres com flores e rosas. É um costume mundial, que promove um paradoxo romântico, uma contradição simbólica: entregar a morte em mãos, enquanto o desejo é vida: Vida ao lado do outro, vida dentro do ventre, vida longa, vida. Bouquet de Úteros é a compilação de cinco histórias de mulheres que foram presenteadas pela sociedade com um punhado de ignorância sobre o feminino e suas etapas de existência. Cinco memórias sobre misoginia no lado materno da família da artista Carol Piñeiro”, explica seus criadores.

O projeto propõe a criação de um espetáculo de teatro solo da atriz Carol Piñeiro, com uma temporada de 8 datas de apresentações gratuitas espalhadas pela cidade de São Paulo. Formado por Carol Pineiro e Juão Nin em 2008, na cidade de Natal (RN), o Coletivo trabalha com intervenções urbanas, performances, dança-teatro e já realizou e produziu eventos e workshops em cidades como São Paulo, Belo Horizonte (MG), Natal (RN) e Bogotá (CO), muitos desses projetos fomentados por políticas públicas e festivais das cidades por onde passaram. Desde 2012 desenvolve pesquisa sobre o universo feminino contido em todos os corpos, independente de gênero.

divulgação

Também tem uma trajetória de caráter pedagógico ministrando oficinas de formação, de Iniciação Teatral, Oficina de Dança Teatro, treinamentos de Teatro, Performance e Dança Teatro, Oficina de Reperformance e Feminismo. Desde 2017 o coletivo migrou definitivamente para São Paulo, desenvolvendo novas parcerias e estreitando laços e afetividades com os espaços e artistas da cidade. Esse projeto de residência artística também se propõe a verticalizar esse processo de migração e acolhida.

 Sobre o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso está localizado na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha – a 20 minutos do Terminal Barra Funda e ao lado do Terminal Cachoeirinha. Siga no facebook.com/CCJuventude e Instagram e Twitter @ccjuventude.

O CCJ é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude da cidade de São Paulo. Inaugurado em 27 de março de 2006, fruto da mobilização da comunidade no Orçamento Participativo, inspira outros centros de referência de juventude pelo Brasil e pelo mundo. Proporciona a transversalidade das diversas temáticas relativas à vivência da condição juvenil por meio da cultura, buscando o empoderamento e o protagonismo da juventude a partir de uma programação cultural gratuita e diversificada, tendo o jovem não somente como espectador, mas como sujeito promotor, organizador e realizador dos Programas e Projetos realizados tanto no espaço como difundidos pela cidade. Entre as várias atividades, destacam-se apresentações e oficinas teatrais, shows de música, aulas e espetáculos de circo e de dança, cinema, debates, encontros e saraus e núcleos de comunicação comunitária e de produção audiovisual.

O CCJ tem 8.000 m² de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, laboratório de pesquisas, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência e com computadores com acesso à internet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES