Estado do Piauí é onde menos se usa cinto de segurança e capacete

O estudo da considerou apenas as pessoas com 18 anos ou mais de idade

Item de segurança no trânsito | Reprodução: Ministério da Saúde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, são baixos os índices de uso de itens de proteção no trânsito: apenas 54,9% das pessoas adultas que dirigem ou andam no banco da frente de carros sempre usam cinto de segurança e somente 43,3% dos motociclistas adultos sempre usam capacete ao dirigir. 

As taxas são as menores do país, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo considerou apenas as pessoas com 18 anos ou mais de idade.

A pesquisa ainda mostra que os passageiros também não costumam usar equipamentos de proteção no Piauí. O estado tem o menor índice de pessoas adultas que sempre utilizam capacete quando são passageiros em motocicletas, apenas 48%. 

Já aqueles que sempre usam cinto de segurança quando andam no banco de trás de carros são 35,2%, o que coloca o estado na segunda menor proporção do país. Somente o Amapá tem taxa inferior ao Piauí: 34%.

Proporção de uso de itens de segurança no trânsito - IBGE

O Distrito Federal é onde são encontrados os maiores índices de uso de itens de proteção em quase todas as categorias pesquisadas. Lá, cerca de 93,6% dos adultos que dirigem ou andam no banco da frente de carros sempre usam o cinto de segurança e 98,3% dos que pilotam motocicletas sempre usam capacete. 

Já entre os adultos que andam nos bancos de trás de carros, cerca de 78,3% sempre usam o cinto de segurança. No entanto, a maior taxa de passageiros de motocicletas que sempre usam capacete é do Amapá, com 96,1%.

Proporção de uso de itens de segurança no trânsito - IBGE

Fonte: IBGE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES