Estudante de Teresina nota mil na redação do Enem ficou 6 meses sem celular

Ana Carolina Angelim também obteve um excelente desempenho nas demais áreas e conhecimento exigidas pelo Enem

Avalie a matéria:
reprodução | reprodução

A estudante Ana Carolina Angelim Damasceno, 20 anos, de Teresina, Piauí, tirou nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e quase acertou todas as questões de matemática da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou e divulgou, no final da noite desta quarta-feira (8), o resultado do Enem. 

Ana Carolina é egressa do Instituto Dom Barreto, escola da rede privada da capital. A jovem "Nota Mil da Redação" também obteve um excelente desempenho nas demais áreas de conhecimentos exigidas pelo Enem e chegou perto de acertar todas as questões de "Matemática e suas Tecnologias", com 950 pontos. 

Estudante de Teresina tira nota mil na redação do Enem (Foto: Arquivo Pessoal)

Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ana Carolina conquistou 768,8 pontos; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, foram 701,2 e Ciências Humanas e suas Tecnologias, a jovem tirou 699,9. 

Ana Carolina estuda há três anos para passar no vestibular e acompanhar o sonho que nutre desde a infância: cursar medicina. Para manter o foco no Enem, a jovem revelou que se afastou das distrações tecnológicas e ficou seis meses sem acesso ao celular. 

O smartphone da estudante quebrou no mês de junho e, disposta a adotar todos os meios para não tirar os olhos dos estudos, ela tomou a decisão radical de ficar sem o aparelho durante o período de preparação.

O professor de Redação do Instituto Dom Barreto, Samuel Sousa, disse que Ana Carolina era aplicada em sala de aula e cumpria muito bem as orientações essenciais para construção de uma boa dissertação argumentativa.

“A Carol era uma aluna muito presente em sala e produziu muitas redações durante o ano. A regularidade é um ponto importantíssimo para quem quer atingir a nota mil. A avaliação da Redação do Enem está cada ano mais rigorosa e a Carol conseguiu quebrar o jejum de redações com nota máxima no Piauí, uma conquista que deve ser muito comemorada”, disse.

Tema da Redação foi abordado em sala de aula

O professor Samuel revelou que o tema da redação do Enem, "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", foi trabalhado em sala de aula. “Ao longo do ano, sempre trabalhamos temas focando em todo o histórico do enem e, especialmente em 2022, trabalhamos a violência contra povos ciganos e indígenas, dois temas que realmente o Enem cobrou”, falou.

Samuel também compartilhou algumas dicas para quem está se preparando para o Enem 2023. “No processo de preparação para a Redação do Enem, é muito importante que o aluno entenda que a redação é um ponto de convergência entre as disciplinas. O aluno precisa de um bom arcabouço de repertórios socioculturais produtivos e, acima de tudo, toda semana, ele deve fazer pelo menos uma ou duas redações. É uma soma de fatores: foco do aluno na preparação semanal escrevendo textos, corrigindo as redações e recebendo as estratégias necessárias do professor”, contou.

Resultado do Enem

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso fazer login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema.

A previsão inicial era que o resultado só fosse disponibilizado na próxima segunda-feira (13). O ministro Camilo Santana avisou sobre a mudança na quarta-feira (8) durante a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES