Exótica e cheia de sabor, cozinha amazonense é o tesouro do Norte do Brasil

A gastronomia local utiliza ingredientes provenientes das florestas e rios da região

Avalie a matéria:
Tradiconal culinária amazonense | Tácio Melo, Janailton Falcão e Tadeu Rocha/Amazonastur

O Amazonas se destaca como um destino perfeito para o turismo gastronômico, apresentando uma culinária rica em tradição e sabores marcantes que conquistaram a aprovação de 95% dos turistas, de acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur)A gastronomia local utiliza ingredientes provenientes das florestas e rios da região, proporcionando receitas únicas que atraem os amantes da culinária durante suas viagens exploratórias.

Selma Reis, chef de cozinha e proprietária do Zefinha Bistrô, destacou a originalidade da gastronomia do Amazonas, afirmando que a comida da região reflete a geografia, história e identidade do povo local. Os pratos mais icônicos, segundo ela, têm como protagonistas os peixes da maior bacia hidrográfica do planeta, localizada no Amazonas, e a farinha de mandioca, uma herança ancestral dos povos indígenas.

Tácio Melo, Janailton Falcão e Tadeu Rocha/Amazonastur

“A nossa comida é a nossa cara, ela é a cara da nossa geografia, ela é a cara da nossa história, ela é a cara do nosso povo. Então, eu acho a gastronomia do Amazonas extremamente original”, disse ela.

Os ingredientes-chave da culinária amazonense, como o peixe, a farinha de mandioca, o cheiro-verde (coentro, cebolinha e chicória) e a pimenta de cheiro, conferem um toque especial aos pratos, proporcionando uma experiência gastronômica única e deliciosa. A pesquisa realizada pela Amazonastur, que indicou uma aprovação de 95% entre os turistas consultados de janeiro a junho, foi validada por Selma Reis, que ressaltou o apreço dos visitantes pela culinária local.

Para aqueles que desejam explorar os sabores do Amazonas, o artigo fornece dicas de pratos icônicos que não podem ser deixados de experimentar durante a visita ao estado. A chef Selma destaca a Matrinxã assada na folha de bananeira, o Pirarucu de Casaca com influências portuguesas, o saboroso Tacacá que combina caldo de tucupi, folhas de jambu, camarão e goma de mandioca, o tradicional Tambaqui preparado de diversas formas, e o irresistível Doce de Cupuaçu, uma das frutas mais populares da região.

Tácio Melo, Janailton Falcão e Tadeu Rocha/Amazonastur

Além disso, o café da manhã amazonense vai além da tapioca, apresentando o X-Caboquinho, um sanduíche tradicional no pão francês com lascas de tucumã, banana da terra frita e queijo coalho, representando o patrimônio cultural da culinária amazonense. 

Pratos icônicos do Amazonas

Matrinxã assada na folha de bananeira 

O prato preserva o sabor e a suculência de um dos peixes mais saborosos dos rios amazônicos. A deliciosa receita caracteriza bem o Amazonas e traduz a simplicidade culinária aliada aos ingredientes frescos encontrados na região.

Pirarucu de Casaca

Prato tradicional do estado recebe influências portuguesas, incorpora o pirarucu a uma deliciosa mistura de temperos doces e salgados. A explosão de sabores conta com ingredientes como banana e farinha do Uarini.

Tacacá

Com sabor forte que une o famoso caldo de tucupi com folhas de jambu, camarão e goma de mandioca, o tacacá é destaque na gastronomia do Norte. A iguaria é ainda ótima para dar ânimo para a viagem, pois o caldo revigora, cortando o efeito do cansaço!

Tambaqui

O tambaqui faz parte do cotidiano dos amazonenses e pode ser consumido frito, assado na brasa ou na tradicional caldeirada de tambaqui. O peixe de água doce assado é a marca registrada nos almoços de domingo. Em todas as formas de consumo, o sabor deste peixe de água doce encanta.

Doce de cupuaçu

A mais popular das frutas entre os amazonenses, o cupuaçu é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha local. Com um sabor ácido e marcante, pode ser consumido em forma de suco, geleias, sorvete, cremes, recheio de bombons e em diversas outras receitas.

X-Caboquinho

A dica imperdível para quem visita o destino Amazonas é saborear o café da manhã amazonense, que vai muito além da tradicional tapioca e conta com sanduíches que levam ingredientes típicos da floresta. Entre os sanduíches, o preferido da população local é o famoso X-Caboquinho, servido tradicionalmente no pão francês com lascas de tucumã, banana da terra frita e queijo coalho. Esse é o patrimônio cultural da culinária amazonense!

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES