SEÇÕES

Falta menos de um mês para as provas do Enem. Confira etapas e não perca datas

Nesta reta final de preparação para o Enem 2025, o MEC disponibilizou um aplicativo que permite aos estudantes realizar simulados do exame

Provas do Enem | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Siga-nos no

Começa a contagem regressiva para o Enem 2025, que será aplicado em menos de um mês. Os estudantes de todo o país se preparam para testar seus conhecimentos e buscar uma vaga no ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, aplicará as provas nos dias 9 e 16 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém no mesmo período.

Calendário

  • Cartão de local de provas: depois do dia 27 de outubro
  • Provas: 9 e 16 de novembro
  • Enem em 3 cidades do Pará: 30 de novembro e 7 de dezembro
  • Resultado: 16 de janeiro de 2026
  • Resultados treineiros: 16 de março de 2026
  • Espelho da redação: 16 de março de 2026

Estudos

Nesta reta final de preparação para o Enem 2025, o MEC disponibilizou um aplicativo que permite aos estudantes realizar simulados do exame. Os candidatos podem responder questões por área de conhecimento, com correção automatizada, incluindo a redação.

Para acessar o simulado, é necessário entrar no endereço app.mecenem.mec.gov.br e possuir uma conta do gov.br.

Como funciona

Segundo o MEC, o aplicativo oferece uma experiência real de prova, com cronômetro igual ao do Enem oficial e a possibilidade de fazer a redação à mão. Após escrever, os estudantes podem enviar uma foto da redação, que é transcrita por inteligência artificial e corrigida automaticamente. Em até 60 segundos, a IA do MEC Enem devolve um gabarito com pontuação estimada e sugestões de melhoria.

Documentos obrigatórios

Com a proximidade do Enem 2025, os participantes devem ficar atentos aos itens essenciais para o dia da prova, como o documento de identificação. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) e outros documentos digitais, como e-Título, CNH ou RG, podem ser apresentados pelo aplicativo gov.br.

Também são aceitos como documentos válidos para identificação do candidato:

  • Cédulas de identidade expedidas por secretarias de segurança pública, Forças Armadas, polícia militar e Polícia Federal;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.
  • Já para o participante estrangeiro, é obrigatória a apresentação de documento de identificação oficial e original com foto.

Envelope lacrado

Não será permitido o uso de equipamentos eletrônicos durante o Enem 2025. Todos os itens devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de o participante entrar no local de aplicação.

O envelope deve permanecer lacrado, identificado e colocado embaixo da carteira durante toda a permanência do candidato na sala. Também devem ser guardados no envelope itens como óculos escuros, artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares), caneta não transparente, qualquer outro material de papelaria e objetos estranhos à realização do exame.

Lanches são permitidos, desde que vistoriados pelo chefe de sala.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também