Fapepi apoia evento que discutirá o uso medicinal da maconha

Evento acontecerá em março

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã de hoje (26), foi realizada uma reunião na Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) para discutir a realização do I Simpósio Nacional de Uso Medicinal de Canabinóides. Na reunião, o Presidente da Fapepi, Francisco Guedes e a Gerente Técnica- Científica, Eliana Abreu, conversaram com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uespi, Geraldo Luz.

Com previsão de ocorrer em março, o simpósio deve reunir representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério Público, Ministério da Saúde, além da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). De acordo com Geraldo Luz, o evento visa discutir a maior acessibilidade dos usuários aos medicamentos produzidos através das substancias extraídas da Cannabis, discutir os aspectos legais, técnicos e estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas multiprofissionais no estado do Piauí.

“O objetivo é discutir o uso medicinal dessas substancias que são extraídas da maconha e muito importantes no tratamento de algumas doenças como esclerose múltipla, epilepsias refratárias e outras doenças neurológicas”, afirmou o Pró-Reitor.

De caráter científico, o evento será a oportunidade para pesquisadores piauienses debaterem as suas pesquisas na área. O presidente da Fapepi destacou que, após a realização do simpósio, a instituição deve financiar duas linhas de pesquisa voltadas para a área.

“Será um evento importantíssimo para o Piauí e para o Brasil. O Governador Wellington Dias está empenhado pessoalmente para o sucesso deste simpósio, que dará bons frutos. Ao final do evento vamos discutir como a Fapepi vai financiar duas linhas de pesquisas relacionadas ao uso medicinal dos canabinóides: uma voltada para a pesquisa da área clínica e outra para pesquisa da área farmacológica. Cada uma das universidades (a Estadual e a Federal) coordenará  uma linha de pesquisa”, informou o Presidente da Fapepi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES