Fapesp lança primeiro fascículo digital do livro “FAPESP 60 anos“

O livro “FAPESP 60 anos: Ciência, Cultura e Desenvolvimento”, oferecerá ao leitor um panorama do trabalho da Fundação ao longo de seis décadas e do avanço da pesquisa no Estado de São Paulo.

FAPESP | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Agência FAPESP – A FAPESP lançou ontem (22/07) o site que dá acesso à Introdução e ao primeiro de dez fascículos digitais que comporão o livro “FAPESP 60 anos: Ciência, Cultura e Desenvolvimento”, que oferecerá ao leitor um panorama do trabalho da Fundação ao longo de seis décadas e do avanço da pesquisa no Estado de São Paulo.

Coordenado por Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente da FAPESP de 2002 a 2007, o livro integra as comemorações dos 60 anos da FAPESP.

O livro será publicado em fascículos digitais mensais, entre julho de 2021 e abril de 2022. O conjunto dos dez fascículos comporá os capítulos de um livro impresso sob o selo da Edusp e das editoras da Unicamp e da Unesp, a ser lançado em maio de 2022.

A Introdução do livro, com o título Muito prazer, FAPESP, traz um texto do presidente da Fundação, Marco Antonio Zago, informações sobre a instituição e uma linha do tempo que destaca projetos e programas de grande impacto para o avanço da pesquisa em São Paulo.

O primeiro capítulo, Seis décadas de ciência e desenvolvimento, oferece um panorama histórico da contribuição da FAEPSP para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Estado, com números referentes a investimentos, projetos, produção científica, entre outros.

O segundo fascículo, DNA da ciência paulista, será lançado em agosto, seguido pelos seguintes títulos: Pioneirismo digital (setembro), Grandes projetos, grandes resultados (outubro), Políticas públicas baseadas em evidência (novembro), Contribuição social, cultural e artística (dezembro), Inovação e empreendedorismo (janeiro 2022), Diversidade e inclusão (fevereiro), Lições da pandemia (março) e De olho no futuro (abril).

A Introdução e o primeiro fascículo do livro estão disponíveis em https://60anos.fapesp.br/livro. 

No vídeo, o professor Vogt dá mais informações sobre o projeto do livro “FAPESP 60 anos: Ciência, Cultura e Desenvolvimento”.

Portal FAPESP 60 anos

A FAPESP também lançou ontem (22/07) o portal que reunirá todas as iniciativas com as quais celebrará os seus 60 anos. Além de acesso ao livro “FAPESP 60 anos: Ciência, Cultura e Desenvolvimento”, o portal abriga o site A FAPESP e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que indexa seu portfólio de programas, projetos apoiados e notícias relacionadas a cada um dos 17 ODS com o objetivo de facilitar o acesso às pesquisas relacionadas e subsidiar políticas públicas nas diferentes áreas.

O portal dará acesso à série Conferências FAPESP 60 anos. Duas delas já foram realizadas em junho e julho, tendo como conferencistas Celso Lafer, sobre Ciência e Diplomacia, e Carlos Joly, Paulo Artaxo e Mercedes Bustamante, sobre Biodiversidade e Mudanças Climáticas. Até o final de 2021 estão programadas mais cinco conferências, com convidados do Brasil e do exterior, com os temas: Sociedades violentas (agosto), Desafios à saúde global (setembro), O uso de evidências e dados para a melhoria da educação nacional (outubro), Química medicinal e produtos naturais (novembro) e Memória cultural (dezembro). E, em 2022, serão realizadas outras 11 conferências com temas relacionados às diversas áreas do conhecimento.

No portal também estarão disponíveis as biografias dos presidentes e diretores científicos da FAPESP, vídeos, entre outras informações que oferecem aos visitantes uma visão geral da atuação e gestão da Fundação nos últimos 60 anos e um panorama dos principais desafios para o futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES