Faxina nos Bairros continua neste sábado em Teresina

Para eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A operação Faxina nos Bairros chega a sua sexta edição neste sábado (23) com equipes trabalhando em todas as zonas da cidade para eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A concentração desta etapa será no Parque Lagoas do Norte, onde também haverá uma colônia de férias para as crianças da região.

Fora o Lagoas do Norte, as equipes da Fundação Municipal de Saúde e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) estarão na região do Morro da Esperança (zona Norte), Distrito Industrial (zona Sul), Uruguai (zona Leste) e Renascença II (zona Sudeste). “Os bairros estão sendo escolhidos pela ordem nos números do índice de infestação pelo mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya”, informa o presidente da FMS, Francisco Pádua.

A divulgação do evento está sendo reforçada junto às associações de moradores dos bairros e por meio do trabalho dos agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) e agentes de endemias. Eles avisam à população para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de Aedes aegypti. No sábado, o caminhão de limpeza percorre as ruas e recolhe este material. “Além da limpeza, é feito também um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito”, diz Smithanny Barros, diretora de Ações Assistenciais da FMS.

A Prefeitura de Teresina está empenhada em acabar com o Aedes aegypti e evitar a proliferação das doenças transmitidas por ele, bem como as consequências como a microcefalia em bebês. Além das faxinas, estão sendo realizadas ações educativas em toda a capital e operações de ingresso forçado a imóveis com suspeitas de focos do mosquito, seguindo determinação do decreto de emergência sanitária que está em vigor atualmente.

“Antes a nossa preocupação era só a dengue, mas agora o mosquito pode transmitir outras doenças, como a zika, que pode causar microcefalia em bebês”, alerta o Firmino Filho. “A melhor forma de evitar estas doenças é promover uma mudança de comportamento. Nós estamos sempre recebendo informações sobre prevenção, e agora é a hora de pôr este conhecimento em prática”, completa ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES