Um novo veranico deve manter as temperaturas acima da média nos próximos dias em grande parte do Centro-Sul do país. Veranicos são períodos com mais de quatro dias seguidos de calor fora do comum no outono ou inverno, caracterizados por tempo seco e pouca chuva, mas que não configuram, necessariamente, ondas de calor.
Segundo a Climatempo, um bloqueio atmosférico começou a se formar na última quarta-feira (14) no Sul e deve persistir pelo menos até terça-feira, 20 de maio.
Em áreas do RS, oeste de SC, PR, MS e MT, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média. Nas demais regiões, a alta deve variar entre 3ºC e 5ºC. No domingo (18), uma frente fria traz chuva ao RS, mas, com o bloqueio atmosférico, tende a se deslocar para o mar sem avançar para outras áreas.
Chuva no Norte e Nordeste
Enquanto o Centro-Sul enfrenta dias mais quentes, o tempo segue instável no Norte e Nordeste. No Norte, a chuva deve continuar, com maiores volumes no norte do Amazonas (exceto Manaus), Roraima, Amapá e Pará. No Nordeste, o leste da região terá os maiores acumulados.
A chuva forte esperada para o leste nordestino é consequência de um fenômeno meteorológico conhecido como ondas de leste. Ondas de leste, comuns entre maio e outubro, trazem nuvens carregadas, ventos fortes, raios e chuvas intensas por vários dias, principalmente no litoral leste do Nordeste.