Firmino Filho anuncia recursos para obras de drenagem em Teresina

As galerias da zona Leste devem ficar prontas até o próximo inverno

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), participou pela primeira vez nessa segunda-feira (21), do programa Notícias da Boa, da Rádio Jornal Meio Norte (90.3 FM), apresentado pela jornalista Cinthia Lages e falou sobre diversos assuntos envolvendo a administração pública municipal, dentre esses, os recursos que foram liberados em um evento realizado em Brasília, com a presença do presidente Michel Temer, para a realização de drenagem em Teresina, que é um problema grave e corriqueiro na cidade, principalmente no período das chuvas, provocando alagamentos e riscos para a população.

“Na construção de uma cidade um dos últimos componentes a serem construídos é justamente o componente de drenagem, as galerias, porque essas obras são extremamente caras e ao mesmo tempo, essas obras são utilizados durante pouquíssimos dias no ano. Então a relação custo-beneficio é a pior que tem para qualquer cidade no mundo, exatamente por isso que as médias e grandes cidades do Brasil sofrem muito com a falta de drenagem e Teresina não é exceção. Ao longo do tempo, nós temos buscado enfrentar os problemas mais críticos, visto que nós já demos passos importantes na drenagem de Teresina, especialmente na região Norte”, disse o prefeito.

Firmino Filho acrescentou ainda que novos problemas graves de drenagem apareceram na zona Sul e Leste da cidade, por isso se faz necessário um planejamento para ações, como  a Lei de planejamento de drenagem e a filosofia para o futuro é evitar que esses problemas possam aparecer. “É exatamente por isso que a legislação é muito rígida com os novos loteamentos, obras e imóveis que vierem a ser feitos na cidade, porque o crescimento da cidade leva a impermeabilização, a água não tem para onde ir, acaba indo para as ruas, ganha velocidade e os problemas de drenagem vão se multiplicando, então a pegada da nova legislação é prevenção”, acrescentou.

O prefeito adiantou que as galerias da zona Leste devem ficar prontas até o inverno do próximo ano. “No ponto de vista de engenharia, essa não é uma obra simples e eu espero que nos próximos meses a gente possa superar essa diversidade e a boa notícia é que na semana passada, nós tivemos em Brasilia e conseguimos recursos para obras de drenagem, como a construção da galeria do Portal da Alegria”, destacou.

“Além da liberação de mais de R$ 50 milhões para a construção da galeria do Portal da Alegria, nós tivemos também a liberação de outras quatro galerias de menor porte, sendo uma no São Joaquim, Parque Alvorada, Memore e outra no Mocambinho, que será urbanizada, para dar mais segurança e evitar acidentes”, acrescentou o gestor municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES