Florada dos ipês: o encanto natural multicolorido

No Blue Tree Towers Rio Poty um imponente ipê amarelo colore a fachada do charmoso prédio na Marechal Castelo Branco

Ipê amatelo | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A florada dos ipês anuncia um espetáculo paisagístico que integra a cenografia de Teresina. Ao final do mês de agosto, a copa das árvores é tomada por aquarelas de flores amarelas, brancas e roxas, que com a brisa se transformam em verdadeiras paisagens impressionistas.

No Blue Tree Towers Rio Poty, por exemplo, a copa de um belíssimo ipê amarelo transforma a paisagem de um dos mais charmosos prédios da capital, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco. É poesia em imagem, com o destaque das pétalas amarelas sobre o edifício.

Ipê amarelo do Blue Tree Towers Rio Poty. Crédito: Lucrécio Arrais.O ipê amarelo possui uma florada mais longa, chegando a até10 dias de copa com florada. Com o tempo, as flores caem no solo formando uma imagem poética. Os ipês roxos e brancos possuem flores que dura uma semana. O processo é importante para a perpetuação da espécie.

O período de florada depende das condições ambientais, associadas ao clima seco. “Os ipês não seguem calendários, mas é mais ou menos um pouco depois do aniversário de Teresina”, explica Graça Arrais, bióloga com doutorado em botânica pela Universidade de São Paulo (USP).

O ipê amarelo tem florada diferente do branco ou roxo, por exemplo. “A florada está relacionada a questões de clima e cada cor tem um processo genético diferente. Não dá para precisar quando vai florar. Mas aproveite quando isso acontecer, pois é uma beleza incomparável”, finaliza a doutora em botânica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES