Florentino Neto anuncia reforma de sete agências do Hemopi

Florentino Neto autorizou a reforma em sete agências

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doação de sangue vai ter mais um reforço com a reforma de sete agências transfusionais nos hospitais do interior do Estado. O anúncio foi feito no Dia Mundial do Doador de Sangue, pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que autorizou a ordem de serviço para início das obras.

Culminando as atividades comemorativas à data, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) preparou uma programação especial em Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano, buscando sensibilizar à população sobre a importância da doação de sangue. 

A doação é um ato solidário, que envolve doadores e também os colaboradores do Centro, como destacou Florentino. “O Hemopi faz um trabalho muito bem avaliado e ao contrário da maioria dos órgãos públicos, ele trabalha com a questão do voluntariado. E sabemos que não é fácil. É importante esse trabalho de sensibilização, de coordenar a captação e distribuição desse material tão valioso que é o sangue”, disse. 

Para tornar a logística mais qualificada e valorizando o ato da doação, para que esteja mais perto dos pacientes, o secretário autorizou a reforma de sete agências transfusionais, contemplando as unidades de Valença, Fronteiras, Jaicós, Paulistana, Bom Jesus, Corrente e Uruçuí.  No total, serão investidos R$132.258,37, de recursos da União.

Especialmente no Dia do Doador, a casa estava cheia, que recebeu durante toda semana tanto os doadores fieis, como aqueles que foram a primeira vez, como o estudante Ian Mateus, da Escola Didácio Silva, localizada na zona sudeste de Teresina. Ele escolheu o dia 14 de junho para realizar a sua primeira doação de sangue. “Aproveitei a mobilização da escola que convidou os estudantes a vir hoje doar. Isso me motivou. Sem contar que eu e minha mãe já precisamos de sangue devido a um acidente e eu sempre tive esse desejo de retribuir”. 

O diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins Filho, ressalta que esse acolhimento é importante para que o doador se sinta motivado e também uma forma de estimular novas doações. “Esse movimento do Junho Vermelho vem para reforçar a importância de doar regulamente. Estamos nos aproximando de um período de férias onde as doações tendem a cair”. 

Para doar é preciso ter entre 16 (com autorização) e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e portar documento de identidade oficial com foto. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES