FMS faz curso para humanizar atendimento a urgência psiquiátrica

O familiar/amigo/responsável deve sempre manter a calma e ligar para o 192 do SAMU

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A população pode acionar o SAMU em casos de urgência psiquiátrica, como surto psicótico ou tentativa de suicídio. Agora, o próprio órgão solicita o apoio do Corpo de Bombeiro ou da Policia Militar, se houver necessidade. É o que define o novo protocolo, criado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. Para aperfeiçoar e humanizar esse atendimento, Teresina está sediando curso sobre a temática, nesta sexta-feira (22), das 08 horas às 18 horas.

O curso está sendo ministrado pelo núcleo de educação em urgência do SAMU metropolitano de Recife e começou nesta quinta-feira (21), no auditório do TCE. Cerca de 50 profissionais do SAMU, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos hospitais de bairro da Prefeitura de Teresina estão participando do evento. Há ainda membros do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí.

Os profissionais estão sendo qualificados para desempenharem uma correta abordagem ao paciente em urgência psiquiátrica. “Eles estão aprendendo técnicas para atenderem bem esse paciente. Em último caso, como em situações em que a pessoa está extremamente agitada ou agressiva, pode ser necessário que a equipe faça a sua contenção para protegê-la e os profissionais estão aprendendo como agirem nesse caso também”, explica diretora do SAMU, Francina Amorim.

Ela explica algumas técnicas utilizadas nos casos de urgência psiquiátrica. “A equipe especializada deve avaliar o ambiente e o paciente, se aproximar dele de forma tranquila, se identificar e explicar o motivo da aproximação (oferta de ajuda). Ao demonstrar interesse e consideração pela situação, pode-se criar relação de confiança, deixando claro que quer ajudá-lo. Algum familiar ou amigo também pode ser escolhido para contribuir com essa mediação e dar continuidade à assistência”, finaliza.

O que a população deve fazer em caso de urgência psiquiátrica:

- O familiar/amigo/responsável deve manter a calma, ligar para o 192 do SAMU e relatar ao médico a real situação do paciente;

-Se houver objetos ou condições que promovam risco de agressão ou autoagressão, o solicitante deve avisar ao médico do SAMU essa situação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES