Gestores de Picos e região recebem orientações sobre o IEGM

IEGM passou a ser obrigatório para os municípios.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, contadores e outros profissionais participaram do I Treinamento do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), em Picos (310 quilômetros ao sul de Teresina), nesta sexta-feira (25). O objetivo do evento era qualificar e orientar os gestores sobre o IEGM, que passou a ser obrigatório para os municípios a partir deste ano.

O IEGM consta de um conjunto de informações dos municípios nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. O objetivo é, por meio dessas informações, aferir a qualidade e eficácia das políticas públicas e das ações implementadas pelos municípios nessas sete áreas. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Picos, com a presença do presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo, e do conselheiro-substituto Delano Câmara, diretor da Escola de Gestão e Controle (EGC).

O vereador Reinaldo Cabral, vice-presidente da Câmara Municipal, participou da abertura do treinamento. O procurador-geral do município de Picos, Maycon Luz, representou o prefeito Padre Valmir. As orientações técnicas sobre o IEGM foram dadas pelas auditoras de Controle Externo Lucine Batista, Maria Olívia Silveira Reis e Sandra Maria de Oliveira Saraiva. Elas falaram das finalidades do IEGM, explicaram os cuidados nas respostas e informações colocadas no questionário e destacaram a importância do Índice para os municípios. Explicaram ainda como é feita a aferição das informações nos municípios, para validação das respostas.

“A ideia é conscientizar as pessoas da importância do IEGM e já começar a prepará-las para as informações do próximo ano, alertando-as dos problemas ocorridos neste ano”, explica Lucine Batista.

O auditor de Controle Externo Marcus Vinícius Lemos, da área de Tecnologia da Informação, falou sobre os procedimentos para acesso ao questionário, que é disponibilizado no site do TCE, e inserção das informações. Os prefeitos de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, e de Padre Marcos, Valdinar Silva, participaram, além de secretários, controladores e procuradores dos municípios de Picos, Paquetá, Dom Expedito Lopes, Alegrete, São Luís do Piauí, dentre outros municípios da macrorregião picoense. O prefeito de Ipiranga, Zé Maria, também foi ao evento.

Realizado com o objetivo de informar e tirar dúvidas dos gestores municipais sobre o preenchimento do questionário do IEGM, o treinamento amplia as orientações que já vêm sendo dadas aos gestores municipais, por meio de minicursos nos Seminários de Formação de Controladores Sociais que o TCE promove nos municípios-polo do Piauí. O treinamento sobre o IEGM será realizado ainda em Floriano, Piripiri e outras cidades, informou o coordenador-executivo dos seminários da EGC, Francisco Mendes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES