PPP Piauí Conectado vai atender 96 municípios do Estado

Serão mais de 1.500 pontos de internet implantados no Estado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado assinou, nesta terça-feira (5), o contrato da Parceria Público-Privada Piauí Conectado. Por meio da implantação da PPP, o Estado melhora a qualidade dos serviços prestados aos servidores públicos e aos cidadãos piauienses com expansão e universalização do acesso à internet e redução dos custos operacionais e administrativos.

Sobre a PPP, o chefe do Executivo estadual falou: “nos alegramos muito hoje com essa parceria, e, por meio dela, vamos ter grandes avanços em diversos serviços públicos, na área de educação, por meio do ensino a distância, na saúde com a telemedicina, maior rapidez no atendimento e acesso a informações para a população e maior eficiência do gerenciamento e controle do Estado, garantindo à população serviços totalmente desburocratizados e acessíveis”.

O Governo do Estado conta hoje com 630 pontos de internet e paga R$ 7.090 por ponto. Com a PPP, o Estado terá 1.500 pontos de internet pagando R$ 2.788,04 por ponto. A PPP traz um contrato com custo menor sendo mais viável para o Estado essa parceria.

“Essa é a primeira PPP do país voltada para a implantação de fibra óptica e esse processo foi fruto de estudos estruturados pela Globaltask junto à Superintendência de Parcerias Público-Privadas e Agência de Tecnologia do Estado. Nós demoramos praticamente dois anos e meio até a finalização do processo. Por meio do Piauí Conectado, 96 municípios serão atendidos diretamente pela rede de fibra óptica, o que permitirá o acesso à informação a aproximadamente 2,4 milhões de pessoas em todo o Piauí, o que corresponde a 80% da população”, ressaltou Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Estado.

O acesso à banda larga é um fator preponderante para acelerar o desenvolvimento social e econômico de um Estado, contribuindo para qualidade de vida, gerando emprego com maior qualificação e incrementa o Produto Interno Bruto (PIB). A PPP, além de modernizar, significativamente, a forma de prestação de serviços do Estado, melhora a qualidade da relação dos órgãos públicos com os cidadãos, garantindo, por meio da conectividade, amplo o acesso à informação.

O representante da Globaltask, Edson Ribeiro, falou da importância do investimento para o Estado do Piauí. “Com a equipe da ATI e Suparc, desenvolvemos estudos durante dois anos e meio com muitas reuniões e debates. Aqui temos um projeto que foi elaborado com muita dedicação e empenho e agora vamos seguir para fase de aplicação e, com certeza, o Piauí vai ganhar muito com esse investimento, saindo de um patamar baixo de acesso à internet seguindo para um bem avançado”, destacou Ribeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES