Governadora autoriza reforma no Memorial Zumbi dos Palmares

Margarete aproveitou o momento para falar da luta das mulheres

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerado o centro de referência da cultura afro no Estado, o Memorial Zumbi dos Palmares vai passar por uma reforma, que inclui a climatização de todas as salas. A governadora do Estado em exercício, Margarete Coelho, autorizou, na manhã desta quarta-feira (5), durante solenidade no Palácio de Karnak, o início das obras no espaço. Na oportunidade, a governadora e o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, deram posse à coordenadora do Memorial, Antônia Aguiar.

A solenidade foi prestigiada por representantes de vários movimentos negros, além de outras autoridades, a exemplo da delegada Vilma Alves, da coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres do Piauí, Halda Regina e do secretário de Governo, Merlong Solano.

Para o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, a posse de Antônia Aguiar aconteceu num dia simbólico, de muito significado para o Piauí. “É o último dia como governadora da primeira mulher a ocupar esse cargo e justo nesse dia damos posse a uma mulher negra que, a partir de agora, vai cuidar para que esse espaço seja uma referência para o povo negro”, diz.

O secretário destaca ainda que a adequação do Memorial vai permitir a implantação de uma política permanente de oficinas, voltadas para a comunidade. “Estamos reafirmando aqui o compromisso do Governo com estratos sociais historicamente discriminados”, completa Fábio Novo.

A governadora em exercício, Margarete Coellho, aproveitou o momento para falar da luta das mulheres e se emocionou no seu último ato como governadora do Estado. “Esse dia vai fazer parte da minha história. A cultura negra é extremamente importante para nosso país. Reconhecemos o Memorial como o local onde essa cultura vai se fortalecer e ser preservada. Este é um momento de todas as mulheres do Estado”, diz Margarete.

A coordenadora do Memorial Zumbi dos Palmares, Antônia Aguiar, classifica o local como o espaço de luta do povo negro no Piauí e destaca as atividades desenvolvidas. “Temos aulas de capoeira, sarau afro literário, cursos de línguas, além da Sexta Nalu, realizada pelo grupo Afoxá. O Memorial, apesar de ser um ponto de referência do povo negro, é aberto para toda a comunidade”, explica Antônia Aguiar.

O Memorial Zumbi dos Palmares foi inaugurado em 2007 e passa a ser uma das casas mantidas pela Secretaria Estadual de Cultura. O local conta com oito salas, que inclui sala de vídeo, de informática, auditório e a biblioteca. Anteriormente, o espaço pertencia à Secretaria Estadual de Educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES