Governo investe na qualificação de servidores do Estado

O principal objetivo é ajudar no desenvolvimento do estado.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Investir na qualificação de pessoal para prestar um serviço eficiente ao público e ajudar no desenvolvimento do estado. Essa tem sido a missão da Escola de Governo do Piauí (Egepi), explicou a diretora da escola, Janaina Mapurunga, durante entrega, nesta quinta-feira (25), de certificados para 98 alunos concludentes de cursos realizados no fim do ano passado.

O superintendente de Presidência do Estado, Marcos Steiner Rodrigues Mesquita, representou o secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, na solenidade, realizada no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), no Centro Administrativo de Teresina.

“A qualificação é indispensável para a eficiência. Investir em capacitação é  tornar a administração mais ágil, é ganhar tempo, com qualidade nos serviços ofertados pelo Estado. Essa solenidade é mais um passo para o fortalecimento da administração do estado e para a valorização do servidor, que é quem faz a administração funcionar”, ressaltou Marcos Steiner.

“Capacitando, qualificando, reciclando o nosso pessoal, o servidor que já existe, até porque muitos já estão perto de se aposentar, como é o caso da Previdência, e trazendo gente nova, vamos mesclar a experiência com a vontade de aprender”, defendeu Steiner. 

Janaina Mapurunga lembrou que antes de ser um compromisso de governo e uma atribuição do Estado, a oferta de cursos de capacitação e qualificação cumpre o princípio constitucional da eficiência.

Para tanto, além dos cursos já oferecidos, a Egepi fechou convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para realização de cursos de capacitação. Também assinou termo de cooperação com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para oferta de cursos motivacionais.

A diretora agiliza a realização de uma nova turma e um segundo módulo (para quem cursou o primeiro) do curso de Gestão de Políticas Públicas, que “abre o horizonte dos servidores sobre a administração, desde o que é o Estado até as políticas de desenvolvimento para o Piauí”.

O controlador-geral do Estado, Nuno Kauê dos Santos Bernardes, destacou que desde a sua posse na CGE, em janeiro deste ano, tem dado ênfase à promoção da transparência e à qualificação permanente de servidores, até porque essa é uma atribuição da controladoria. “Desde o vigia ao controlador, todos temos que participar. E a CGE está à disposição da Secretaria da Administração para continuarmos nessa missão”, ressalta o controlador.

Nuno adiantou que a CGE pretende realizar em outubro, em parceria com a Escola de Governo, o I Fórum de Controle Interno, quando serão ofertados minicursos para qualificação de servidores nessa área.

O servidor da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Marciano Machado de Oliveira, participou dos cursos de Gestão em Políticas Públicas, ministrado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública.

Marciano Oliveira falou em nome dos concludentes, quando ressaltou que o Estado ainda não adquiriu a capacidade de atender plenamente a todas as necessidades do público. Daí, a necessidade de se desenvolver estratégias de formação e capacitação, buscando, dentro das diversas áreas do conhecimento, as soluções para as demandas da sociedade. “Que essa seja uma política permanente de governo, uma ação efetiva do Estado”, destacou o servidor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES